Exposição Arte na Capa faz homenagem ao Dia do Desenhista no Museu da Imagem e do Som

0

A exposição Arte na Capa deste mês tem uma edição especial e faz uma homenagem aos Dias do Desenhista e do Disco, comemorados em 15 e 20 de abril, respectivamente. A mostra que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) reúne 26 capas de discos de vinil que foram feitas por designers renomados que desenharam capas memoráveis para cantores e cantoras da música popular brasileira.

Intitulada “Ilustrando Canções”, a mostra, que reúne 26 trabalhos, pode ser conferida até o próximo dia 30 de abril no Museu da Imagem e do Som, que fica no andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende. O horário de funcionamento é 12 às 18 horas.

A exposição, além de homenagear esses artistas, que transformavam simples capas de discos em verdadeiras obras de arte, também visa resgatar a importância que os discos de vinil tiveram no cenário musical brasileiro até a década de 1990, quando eram a principal ferramenta para o lançamento de novos artistas no mercado fonográfico, e de divulgação do trabalho de nomes já consagrados da MPB.

Além de homenagear esses artistas, que transformavam simples capas de discos em verdadeiras obras de arte, também visa resgatar a importância que os discos de vinil -Cyntia Freitas

Entre os capistas homenageados na exposição “Ilustrando Canções”, Daniel Azulay, artista plástico, músico, escritor, apresentador e ilustrador, é um dos mais conhecidos do grande público por ser o criador da “Turma do lambe-lambe”. Na mostra, Daniel estará representado através da capa do LP “Adivinha o que é?”, lançado em 1981 pelo grupo MPB-4. Já o artista plástico Juarez Machado, que também era escultor, caricaturista, cenógrafo, escritor e mímico, entre outras profissões, participa da mostra com a capa do disco O Pequeno Notável, de Juca Chaves. Gravado ao vivo, o disco traz uma curiosidade – um alerta na capa que diz: “Rigorosamente proibido para menores de 18 anos”.