VOLTA REDONDA
Termina na próxima quarta-feira a visitação da exposição ‘A Magia da Criação’, do artista Francisco Dantas que está em cartaz na Galeria de Arte Cílio Bastos, do Teatro Gacemss, em Volta Redonda. As obras podem ser vistas entre as 10 e 18 horas, com entrada franca. A exposição marca as comemorações de 74 anos do Grêmio Artístico e Cultural Edmundo Macedo Soares e Silva (Gacemss).
A técnica utilizada pelo artista é a pintura a óleo. Na mostra, podem ser conferidas 20 telas, a grande maioria inéditas, sendo apenas três conhecidas pelo público. “O processo criativo na arte, em especial na pintura, é um momento único, mágico para o artista. Estar diante de uma tela, é como preencher uma folha em branco aonde vou imprimindo minhas emoções, energias e sentimentos, e numa busca incessante para aprimorar o meu trabalho”, cita.
Francisco afirma que todos os seus trabalhos sempre são feitos com o intuito de passar alguma mensagem. “Pintando, me encontro comigo mesmo numa fuga ilimitada. Quando estou diante de uma paleta, é como se as tintas nela contida fossem o alimento para a alma e o espírito. Quanto à inspiração, ela sempre flui de maneira mais acentuada conforme me distancio do plano material, pois a minha mente se torna mais livre e criativa”, disse Dantas.
O artista
Francisco, que já expôs em diversas galerias da região, sempre teve fascínio pelas artes plásticas, especialmente a pintura a óleo, e assim acabou por despertar o artista que havia dentro de si e, como autodidata, iniciou seus primeiros trabalhos. Ele adotou o estilo surrealista ao descobrir a facilidade de extravasar, nas telas seus sentimentos e emoções em direção a um universo de liberdade, sem elos, sem limites, sem fronteiras, imprimindo em seus trabalhos a vida e a natureza em sua plenitude.