Estudo comprova que sair do Facebook deixa as pessoas mais felizes

0

NACIONAL

Se você quer ser mais feliz, pode estar na hora de tirar umas férias do Facebook. É o que sugere uma pesquisa realizada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

De acordo com o pesquisador Morten Tromholt em sua tese de mestrado, o uso da rede social pode ter efeitos negativos. “A maioria das pessoas usa o Facebook diariamente, mas poucos estão conscientes das consequências. Esse estudo fornece provas causais de que o uso do Facebook afeta negativamente o nosso bem-estar”, resume o pesquisador.

A constatação é resultado de um experimento conduzido por Tromholt com 1.095 participantes dinamarqueses. Metade do grupo, selecionada aleatoriamente, foi orientada a ficar fora do Facebook durante uma semana.

RESULTADOS

No último dia do experimento, ambos os grupos foram questionados sobre os sentimentos que vieram à tona aquele dia. Dos participantes que ficaram fora da rede social, 88% relataram que estavam felizes e 84% disseram que curtiam a vida, contra 81% e 75%, respectivamente, dos que continuaram conectados.

Quando analisados sentimentos negativos, como tristeza e preocupação, o resultado foi o seguinte: Dos integrantes do grupo que permaneceu no Facebook, 34% informaram que estavam tristes e 25% que se sentiam sozinhos. Esses percentuais correspondem a 22% e 16%, respectivamente, no grupo que se ausentou da rede social.

O experimento também mostrou que quem tirou férias do Facebook apresentou menos dificuldade de concentração, intensificou mais sua vida social e teve a sensação de que estava desperdiçando menos o seu tempo do que os que continuaram ativos na rede social.

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !