ESPECIAL 69 ANOS DE VOLTA REDONDA: reforço de segurança com patrulha diária em todos os bairros

0

VOLTA REDONDA

O aniversário de Volta Redonda deste ano está marcado pela segurança, não só nos dias dos eventos de comemorações que começam hoje, mas também pelas novidades da Secretaria de Ordem Pública (Semop). Um dos grandes presentes para os moradores do município é que agora a segurança será reforçada com patrulhas diárias em todos os bairros e com duas novas bases fixas de monitoramentos, que além de abrigar o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) ganhará um apoio do 28º Batalhão da Polícia Militar. A previsão é que todas essas iniciativas comecem a ser aplicadas até o final deste mês.

O secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explica que o reforço de segurança surgiu com o objetivo de dar uma suplementação para os serviços já realizados pela Ordem Pública. “Nós já temos os guardas municipais e policiais militares que integram o Proeis e que cobrem diariamente o eixo do Retiro e do Aterrado, mas agora vimos à necessidade de ampliar esses serviços em todos os bairros da cidade. Ao todo, sete guardas municipais e 14 policiais militares realizarão diariamente uma patrulha em várias localidades do município e em horários alternados”, contou.

Para que esse novo reforço seja realizado, no último mês 150 policiais militares e 14 guardas municipais que participarão dessa iniciativa, realizaram uma capacitação. A secretaria também comprou sete novas viaturas, motos, fardas e outros equipamentos que serão utilizados para esses serviços.

Outra novidade é que além da base Integrada de Segurança Pública, que fica no bairro Retiro, e da Segurança Presente, localizada na Vila Santa Cecília, mais duas novas bases fixas serão instaladas em Volta Redonda. “Uma ficará no bairro Vila Rica e outra no Santo Agostinho, só que agora com um novo formato de monitoramento. Além de abrigar o Proeis, o 28º Batalhão da Polícia Militar fará um incremento de policiamento que vai auxiliar no monitoramento das câmeras que ficam no entorno dessas bases”, disse o secretário.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE CÂMERAS

O sistema de monitoramento de câmeras de Volta Redonda está crescendo cada vez mais. Segundo o secretário, a cidade conta com cerca de 800 câmeras externas instaladas em diversos pontos do município. O sistema tem ajudado não só a prevenir e a combater crimes, mas também se tornou um grande aliado para os motoristas. “Todas as câmeras foram instaladas com o objetivo de atender as análises criminais, interesse público e viabilidade. Temos três tipos, as fixas que foram colocadas nos centro comerciais, dentro dos bairros e nas praças. As ‘Dome’, que são as moveis colocadas nos principais eixos de movimentação e que nós disponibilizamos as imagens para o aplicativo da Semop que mostra como está o trânsito para os motoristas e as ‘OCRs’ que são as câmeras para a leitura de placas de veículos”, explica Luiz Henrique.

Todas as câmeras fazem parte do projeto ‘Cidade Monitorada’. Além da Semop e a Guarda Municipal, tem acesso às imagens o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), as polícias Civil, Militar e Federal, além da Operação ‘Segurança Presente’ e a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Com o objetivo de ampliar a segurança na comunidade escolar, a Prefeitura de Volta Redonda está instalando desde abril um sistema de segurança em todas as escolas públicas da cidade. O sistema conta com um ‘botão do pânico’, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e sensores de presença. Durante o período que não tem atividade escolar, o alarme fica armado como função patrimonial, para proteger a unidade. Todas as imagens são vistas durante 24 horas, tanto pela empresa Vegas Vigilância e Segurança, contratada pela administração municipal, quanto pelo Ciosp.

No começo de julho, 53 unidades de ensino já haviam recebido os equipamentos de segurança. Até o final do ano, 126 escolas municipais e estaduais serão contempladas com a iniciativa, sendo 104 da secretaria de Educação (SME), com 36 mil alunos; seis unidades da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); e 16 escolas estaduais.

PATRULHAS 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Guarda Municipal (GMVR), ampliou para duas viaturas a Patrulha Escolar e hoje atende a todas as unidades escolares de Volta Redonda, com a realização de rondas diárias e atendimento imediato quando é acionada pela direção de alguma escola, através de um número de whatsapp. A Patrulha Escolar é composta por dois guardas municipais e cada viatura responsável por uma região da cidade (margens esquerda e direita). Entre janeiro a junho deste ano a patrulha realizou:  1.189 visitas a escolas; 118 mediação de conflito; 35 condução à 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil) e 499 autuações de trânsito.

A Patrulha Maria da Penha é formada pela inspetora Wilma e GM Oscar, da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), recebendo as medidas protetivas da Justiça com os casos de mulheres em situação de violência em Volta Redonda. Durante o período de duração dessas medidas, o serviço especializado oferece proteção e orientação às mulheres em perigo. Mas o trabalho é mais abrangente e, entre janeiro e junho deste ano, o resultado foi: 367 novas medidas protetivas; 654 visitas domiciliares; 805 monitoramento telefônico das assistidas; 14  acompanhamentos à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam); 12 acompanhamento ao Instituto Médico Legal (IML); dez acompanhamento à Defensoria Pública e dois acompanhamento ao Hospital São João Batista (HSJB).

A Patrulha de Proteção ao Idoso completou um ano de criação no dia 15 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa. O serviço especializado é um projeto que envolve as secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Ação Comunitária (Smac) e, bem como a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e a 93ª DP (Delegacia de Polícia), através do NUAI (Núcleo de Atendimento ao Idoso) e conta com o apoio da população de Volta Redonda. Números de janeiro a junho de 2023 : 88 novos atendimentos; 33 registro no Creas; 26 registro no NUAI; dois registro no Ciosp. Tipos de violência: 29 psicológicas; 11 abusos financeiros; sete violências Físicas; 11 abandonos;  dez negligência; quatro injúria/furto e 28 outros casos (dano ao patrimônio, sobrecarga etc).

OUTROS SERVIÇOS

A Secretaria de Ordem Pública é responsável pelo Centro Integrado de Operações de Segurança, pela Guarda Municipal e também pelas patrulhas escolares, dos Idosos, Maria da Penha e Guarda Comunitária. A Semop também abriga a Central de Atendimento Único (CAU), que é responsável por atender as demandas da população em relação à prefeitura.

Deixe um Comentário