ESPECIAL 69 ANOS DE VOLTA REDONDA – idosos aproveitam viagens e atividades gratuitas

0

VOLTA REDONDA

Com o objetivo de ampliar o acesso dos idosos do município ao esporte, lazer e as ações sociais, a Prefeitura de Volta Redonda vem realizando diversas iniciativas voltadas para melhor idade. Com atividades diárias e viagens que incentivam uma boa qualidade de vida, a população acima dos 60 anos pode aproveitar os programas gratuitos do ‘Viva a Melhor Idade’ da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e dos Grupos de Convivência da Secretaria de Ação Comunitária (Smac).

Musculação, pilates, caminhada, capoeira, dança de salão, balé, forró, yoga e hidroginástica, essas são algumas das aulas promovidas pelo programa ‘Viva a Melhor Idade’ nos 35 polos da Smel. Atualmente 5.641 idosos estão matriculados e frequentes nessas aulas. Além das atividades físicas a Smel tem uma parceria com a Secretaria de Saúde, onde após as atividades são realizadas rodas de conversas e o acompanhamento da saúde mental desses alunos. A Patrulha do Idoso também realiza um trabalho de orientação e apoio para esses grupos.

A secretária da Smel, Rose Vilela, explica que além dos benefícios para saúde, ser um aluno presente nas aulas oferecidas pela secretaria e nos Grupos de Convivência da Smac pode garantir viagens por todo Brasil. “Os idosos com 70% de frequência nas atividades da Smel e da Smac têm o direito de participar das viagens que fazemos para ‘Melhor Idade’. Com a volta do programa no ano passado, mais de sete mil alunos realizaram 17 viagens ao município de Teresópolis. Neste ano o nosso objetivo é levar 8.280 idosos para passear em Caxambu, Minas Gerais. Ao todo, vamos realizar até o dia 18 de dezembro 32 viagens com saída de seis ônibus por dia, levando 276 pessoas. Nosso objetivo é estimular a prática da atividade física dando como prêmio essas viagens”, explicou.

O destino dos viajantes para Caxambu é o Hotel Glória, onde a Melhor Idade poderá desfrutar no primeiro dia de almoço tradicional da região e de um passeio pela cidade – com direito a visita ao Parque das Águas e ao comércio local.

Ivanir Guimarães, de 69 anos, é aluna da Smel há 20 anos e conta que participou de todas as viagens realizadas pela prefeitura. “Fui para Caxambu, para Poços de Caldas, São Lourenço, Mangaratiba e muitos outros lugares. Tem 29 anos que sou diabética e se estou viva até hoje com muita saúde é por isso. Essa é a minha razão para viver”, afirmou.

Arly Avidála, de 83 anos, também é uma aluna antiga do projeto. Atualmente ela faz aulas de ginástica e musculação. “Já fiz várias outras atividades pela Smel e continuarei fazendo. Essas iniciativas representam tudo na minha vida e também de toda população. A cidade está evoluindo cada vez mais, a viagem da terceira idade é ótima, mas o que o Neto faz para Volta Redonda é melhor ainda”, falou.

COMO PARTICIPAR?

Aqueles que se interessarem e quiserem fazer partes das atividades para terceira idade da Smel, podem entrar em contato com qualquer um dos 35 núcleos da secretaria no município e realizar a matrícula. Para isso é necessário levar os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de residência e atestado médico.

Já aqueles que quiserem participar de um dos 64 Grupos de Convivência para Idosos da Smac, onde estão disponíveis oficinas de violão, teatro, futsal, karatê, capoeira, percussão, entre outras atividades, basta procurar uma das 32 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Atualmente 4,6 mil idosos participam dessas atividades.

Deixe um Comentário