ESPECIAL 69 ANOS DE VOLTA REDONDA – cidade terá centro-dia de atendimento para autistas severos

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) está com muitas novidades para o segundo semestre de 2023. Uma delas é a inauguração do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência II (Capd). A unidade será voltada para o atendimento de pessoas adultas, com idades entre 18 a 59 anos, diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível três. Além do Capd II, será inaugurada ainda neste ano uma Casa de Passagem e três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, explica que o Capd II contará com uma equipe multidisciplinar especializada no atendimento do TEA, considerando as necessidades do paciente. “Essa nova instituição será de suma importância para o município. Muitos possuem além do autismo nível três outras comorbidades e a Smac, através de uma equipe multiprofissional, fará o acompanhamento dos usuários durante o dia, além de auxiliar as famílias e os cuidadores com as orientações importantes para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades no cotidiano”, disse.

A capacidade máxima da unidade será de 108 usuários, sendo 54 por dia. O serviço funcionará no bairro Siderópolis de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Com um investimento de aproximadamente R$ 210 mil, a previsão de inauguração é para agosto deste ano.

CASA DE PASSAGEM E MAIS TRÊS CRAS

O segundo projeto realizado pela secretaria é a Casa de Passagem. O serviço tem como objetivo ofertar o acolhimento imediato e emergencial para até 20 pessoas adultas/famílias em situação de rua e migrantes em processo de transitoriedade no município. De acordo com Carla Duarte, a unidade funcionará 24 horas e contará com uma equipe para realizar o acompanhamento necessário.

“Percebemos que Volta Redonda possui um número grande de migrantes e com a Casa de Passagem essas pessoas poderão pernoitar em um local adequado. No momento estamos realizando o processo de locação do imóvel residencial, que é assistível, tem acessibilidade, está em boas condições e é bem amplo”, relatou.

O serviço tem a previsão de ser inaugurado no final do segundo semestre de 2023 e será localizado no bairro Jardim Paraíba. O custo investido na iniciativa ainda sendo levantado.

Outra novidade da secretaria para esse ano é a inauguração de três Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Cada um deles com capacidade para atender até 2.500 famílias. As unidades ficarão nos seguintes bairros: Eucaliptal, Jardim Cidade do Aço e Ponte Alta. Já para o começo de 2024 está planejada a inauguração do Cras no bairro Roma.

Nesse ano mais três Cras serão inaugurados – Cris Olieira PMVR

ASSISTÊNCIA

A Secretaria de Ação Comunitária se divide em três departamentos: Departamento de Proteção Social Básica (DPB), Departamento de Proteção Social Especial (DPES) e Departamento de Vigilância Socioassistencial (DVS). A Smac realiza serviços como Gestão operacional da rede de atenção e acolhimento das pessoas em situação de rua (Centro Pop, Albergue Seu Nadim; Quarto de Passagem, etc) e risco social, como os Cras; Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); Cadastro de candidatos ao Programa Minha Casa, Minha Vida; Projeto de Inclusão Produtiva e Geração de Renda; Gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS); Projeto Grupos de Convivência para Idosos;

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Deixe um Comentário