Detran usa tecnologia para facilitar fiscalização de CNH durante pandemia

0

RIO

Na sexta-feira, dia 27, para facilitar a vida de quem ainda precisa circular pela cidade, o Detran dispensou o porte da carteira de motorista de quem teve o documento extraviado (perda, roubo ou furto). Para isso, a CNH precisa estar em dia ou com a validade vencida desde 19 de fevereiro. A ideia é que no momento da fiscalização de trânsito, o agente acesse o banco de dados do Detran, faça a verificação online e dispense o cidadão.

A medida é possível porque o Detran investiu em tecnologia e, por meio eletrônico online, permite o acesso de agentes de trânsito ao seu banco de dados da habilitação. Vale lembrar que a medida não é um incentivo à burla. Ela vale especificamente para quem está com a validade expirada de 19 de fevereiro para cá, período em que o surto do coronavírus vem se espalhando pelo país. No último dia 25, o Detran editou portaria permitindo que as CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro tenham a validade expandida, já que o departamento está fechado.

Segundo o presidente do Detran, a medida ajuda aqueles que precisam circular a cidade como, por exemplo, médicos, policiais e pessoas com atividades remuneradas que estão trabalhando a pleno vapor e ajudando a sociedade. “Esses, não precisarão, neste momento, por exemplo, ir ao Detran para pedir a segunda via da documentação, caso tenham perdido a habilitação. Menos burocracia desnecessária. Sem esta medida, isto não seria possível. Ao contrário, eles seriam punidos”, explicou.

Deixe um Comentário