Oi pessoal, na coluna de hoje, Sandra de Sá Xavier, mãe do Daniel Xavier Mendes, paratleta de natação aqui de Resende vai contar um pouco sobre ele e como a deficiência se bem trabalhada tendo o esporte como aliado faz com que hoje os atletas adaptados também possam sonhar!
“Daniel tem 17 anos e nasceu em Resende no dia 8 de abril de 2002. Aos três anos de idade foi diagnosticado com um quadro de Paraparesia Espástica nos membros inferiores e por indicação médica iniciou a natação como forma de reabilitação. Desde então nadou três vezes na semana e em janeiro 2019 iniciou a natação no SESI Resende. O treinador Marcelo ao vê-lo nadar prontamente identificou um potencial e o convidou para fazer parte dos treinos e da equipe, passando a ter treinos diários e a participar de competições (FARJ) junto a atletas convencionais, obtendo bons resultados.
Como mãe, vendo os tempos alcançados e comparando com o Ranking Paralímpico eu também percebi o potencial e fui atrás de informações sobre a natação para atletas adaptados com o intuito de realizar a classificação (S), porém na região não tínhamos esse serviço. Em setembro de 2019 fiz contato com o Departamento de Esportes Paralímpicos do Clube de Regatas Vasco da Gama e fui informada por Lívia Prates que o Rio de Janeiro estava realizando uma seletiva para as Paralimpíadas Escolares 2019, em São Paulo, e após inscrição do Daniel pela escola Instituto São José Salesiano ele foi convocado para fazer parte da Delegação e representar o Estado do Rio de Janeiro.
Nas Paralimpíadas Escolares ele realizou a classificação (S) e das cinco provas que ele nadou foi medalha de ouro em quatro (50, 100 e 400 livre e 50 borboleta) na categoria S7. Após o retorno foi convidado a nadar pelo Clube de Regatas Vasco da Gama e garantindo também uma bolsa de estudos de 100% em uma Faculdade de Direito.
Em janeiro de 2020 se mudou para o Rio de Janeiro onde iniciou os treinos diários na piscina do
Vasco da Gama. Foi um dos 117 jovens atletas convidados a participar do Camping Escolar Paralímpico 2020. Passou por testes e avaliações, treinos especializados para melhorar sua performance, além de palestras com profissionais do CPB.Em junho ele voltará para realizar a segunda etapa de treinamentos no CPB.
Depois disso, participou da primeira etapa do Circuito Brasil Loterias Caixa organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Este é o mais importante evento Paralímpico nacional de natação.
A Etapa do Regional Rio/Sul foi realizada em Vitória no Espírito Santo em fevereiro. Nesta competição, Daniel foi inscrito pelos seus técnicos Lívia Prates e Umberto B. Araújo em sete provas e os resultados foram: ouro em seis delas: 50, 100, 400 livre(S7); 50 Borboleta(S7); 100m costas(S7); 100m peito (SB6) e prata no 200 medley (SM7).
Com isso conseguiu o Troféu Eficiência masculino no Campeonato e como alcançou seis índices na fase Regional já garantiu vaga para a 1° Fase Nacional de Natação do Circuito Loterias Caixa que será realizado em São Paulo no Centro de Treinamento Paralímpico entre os dias 24 e 26 de abril”.
Muito legal ver mais uma história inspiradora, parabéns Daniel! Galera, não se esqueçam de curtir minha página no Facebook: Matheus Gonche e não deixe de me seguir no Instagram: @gonchematheus.
Todas as colunas daqui estão também no meu site: www.matheusgonche.com.br.