Conretur Agulhas Negras elege nova Diretoria Executiva

0

AGULHAS NEGRAS

O Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras, realizou recentemente a Assembleia Geral Ordinária no último dia 5 e elegeu a nova Diretoria Executiva. A reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Resende contou com a participação da maioria dos conselheiros as entidades que compõem o Conretur. O evento teve a presença de Thomas Weber, presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol e da Federação dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, e Bhella Santos, gerente de turismo de Barra Mansa e presidente do Conselho Regional de Turismo do Vale do Café.

O atual presidente do Conretur, Marcelo Carrasco Jimenez que representa o Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia no Conretur foi reeleito para mais um mandato de dois anos. Ele terá Eduardo Lemos, que representa a Associação de Hotéis de Resende no Conretur, como seu vice-presidente.  Roberta Dias de Oliveira representante do Líder Vale Médio Paraíba no Conretur segue como secretária executiva. “O Conretur Agulhas Negras foi criado em 1997, por iniciativa de um grupo de empresários e foi o primeiro Conselho Regional de Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Neste momento, nosso trabalho está recomeçando e precisamos contar com o apoio das entidades que acreditam neste processo e no trabalho de fortalecimento do turismo regional”, ressaltou Marcelo Carrasco Jimenez. Uma das novas iniciativas será a alteração do Estatuto que permitirá criar câmaras temáticas para agilizar os trabalhos do Conselho.

ORGANIZAÇÃO

O Conretur se reestruturou em maio passado, com a necessidade de cumprir exigências do Ministério do Turismo para que a Região das Agulhas Negras e os municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real continuassem constando no Mapa do Turismo Brasileiro. Muitas ações já foram realizadas como a audiência com o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, apresentando a Região das Agulhas Negras e pedindo prioridades de investimentos, além da audiência com o coordenador de Interação com o Cliente da CCR NovaDutra, Othon Almeida solicitando sinalização turística para as Agulhas Negras no âmbito da Rodovia Presidente Dutra, entre outras ações junto ao Governo do Estado e DER.

Para Eduardo Lemos, eleito vice-presidente, o Conretur tem sua importância histórica no desenvolvimento do turismo da região. “Estamos num momento em que o Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo volta a ter força como política pública. Precisamos aproveitar este momento fazendo nosso dever de casa aqui na região, apoiando a legalização dos prestadores de serviços turísticos e incentivando o cadastramento no Cadastrur do Ministério do Turismo, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados”, frisa.

Thomas Weber, presidente da TurisRio declarou que as Instâncias de Governança Regionais são uma determinação do Ministério do Turismo. “Desde o início desse ano, o secretário Otavio Leite destacou uma equipe para priorizar essa ação nas 12 regiões do estado. A Assembleia em Resende foi muito marcante pela presença ampla de lideranças de diversas entidades e de empresários do setor. O trabalho em conjunto dos municípios irá trazer grande retorno para os municípios envolvidos”, finaliza.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !