Resultado de exame confirma que Barra do Piraí não registrou morte por meningite

0

BARRA DO PIRAÍ

A Nova Saúde da Prefeitura de Barra do Piraí recebeu na sexta-feira, dia 8, o resultado do exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), atestando que o caso recente de suspeita de meningite na cidade não foi confirmado.

De acordo com informações da prefeitura, o laudo indica que a morte da paciente, de 39 anos, ocorrida na Nova Santa Casa, no mês de outubro, não foi causada por meningite, ao contrário do que se veiculou amplamente nas redes sociais. Na ocasião, o poder público chegou a ser acusado pela oposição e detratores de estar supostamente escondendo a verdade.

O óbito da paciente foi registrado no dia 27 de outubro. Pelos sintomas fatais, houve a suspeita de se tratar de meningite – mesmo sem nenhum exame, a doença foi apontada como causa mortis, no atestado de óbito da vítima. No entanto, a análise do material enviado ao Lacen deu negativo para meningite, de maneira que ainda não se sabe, ao certo, o que causou a morte da paciente cujo nome será mantido em sigilo, por respeito à família.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Barra do Piraí, dias depois do ocorrido, a oposição, juntamente com detratores do atual governo, usou as redes sociais para criar um alarde, dando conta de um suposto surto de meningite no município.

O secretário da Nova Saúde, Juberto Folena de Oliveira Junior, lamentou que uma situação tão delicada tenha sido levada às raias da política.  “Como eu disse na época, fazer qualquer tipo de afirmação como estavam fazendo era, no mínimo, uma temeridade. Pior. Uma irresponsabilidade com a vida das pessoas, pois espalhar ‘fake news’ para tentar arranhar a imagem do governo, à custa de causar pânico na população, é algo inaceitável. Hoje, com o resultado do exame em mãos, podemos mais uma vez lamentar a morte da paciente, porém, afirmando, com certeza, que não foi causada por meningite”, comentou o secretário.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !