Como a mulher pode ingerir menos doces?

0

SUL FLUMINENSE

Depois do almoço bate aquela vontade de comer um docinho. Se estiver em época de Tensão Pré Menstrual (TPM), um doce pode aliviar, se está triste ou feliz, mais doce. As guloseimas são muitas vezes associados a momentos agradáveis e reconfortantes, mas é importante considerar os possíveis efeitos negativos dele na nossa saúde.

De acordo com a nutricionista Raphaela Rocha, o apreço por esse tipo de alimento, é evolutivo. “Está no nosso instinto gostar disso. É bom para nossa sobrevivência e foi embutido em nosso desenvolvimento, é quase que cultural. Você une o carboidrato, que é um negócio superimportante e essencial, à gordura, que é uma forma de grande reserva energética. Quanto mais açúcar uma pessoa come, mais ela quer comer”.

De acordo com a nutricionista, em curto prazo os prejuízos podem já começar na boca. O consumo excessivo de doces altera a microbiota bucal e leva a uma maior predisposição a cáries. “Outro ponto preocupante é a insulina. Por conta dos picos de glicemia (açúcar disponível no sangue), o pâncreas é forçado a produzir mais e mais do hormônio, o que pode levar ao esgotamento da glândula”, explica.

E é claro, doce engorda. Raphaela destaca que a grande oferta de energia é convertida em gordura. “O consumo pode levar ao diabetes. Juntam duas coisas: a obesidade e o esgotamento de função pancreática. A própria obesidade leva à resistência à insulina”, avalia explicando que se a mulher quer parar ou diminuir o consumo é melhor não ter o alimento em casa e buscar o consumo somente em algumas ocasiões, como jantares fora de casa ou passeios.

Dicas

Não tenha doces em casa;

Você pode comer doces, mas não consuma diariamente;

Você pode substituir o doce industrializado por frutas secas, damasco, entre outros;

Pode ser uma aliada interessante para saciar a vontade;

Não substitua uma refeição por doces;

Invista nas frutas;

Cuidado com as bebidas artificialmente adocicadas;

Coma o doce próximo ao horário em que fará atividade física;

Coma alimentos integrais; com eles, o nível de glicose no sangue ficará mais estável e haverá menor vontade do comer doces.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !