Campanha ‘Janeiro Branco’ conscientiza população sobre saúde mental

0

BARRA MANSA

Durante todo o mês, psicólogos do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) vão desenvolver nas 39 Unidades de Saúde da Família do município e no hospital da Mulher, atividades com dinâmicas com discussões, reflexões e troca de experiência sobre saúde mental. É o segundo ano consecutivo que a Prefeitura promove a campanha ‘Janeiro Branco’. A iniciativa, realizada através da Secretaria de Saúde, visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente e fortalecer o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Os profissionais do Nasf e da Equipe Saúde da Família (ESF) vão trabalhar a campanha nos grupos de atividades corporais, de convivência e das linhas de cuidados – hipertensos, diabéticos, alimentação saudável, dentre outros, reforçando a busca por uma saúde plena, corpo e mente sã. Já as ações previstas para o Hospital da Mulher, através da Assistência Social da unidade serão abordagem nos leitos para triagem de possível depressão pós-parto, distúrbios de ansiedade e outras situações emocionais que envolvem a mulher, além da sala de espera trazendo a importância da saúde emocional da mulher.

De acordo com o coordenador do Nasf, Wesley Abel Mariano, o objetivo da campanha é colocar o assunto em máxima evidência. “A maior parte das pessoas vivencia a correria do dia a dia, sem tempo sequer para o autoconhecimento. Outra agravante está associada à busca constante do prazer e da felicidade, comportamento determinado pelas redes sociais e a sociedade de consumo, onde o ter se sobressai sobre o ser. Está na hora de rever esses paradigmas e deixar que a vida flua no seu próprio ritmo. Dessa maneira é possível iniciar um processo de prevenção ao adoecimento emocional”, ponderou.

Para o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, a campanha faz com que as pessoas reflitam sobre o sentido e o propósito de suas vidas. “É preciso explorar dessas pessoas o quanto elas conhecem sobre si mesmo, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos”, explicou.

 

Deixe um Comentário