>
a voz da cidade 970 x 150 px

Bloco do Boi completa 72 anos de história e tradição em Barra Mansa

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

Um dos blocos com maior tradição na região está com tudo pronto para entrar na avenida. Completando 72 anos de história o Bloco do Boi, em Barra Mansa, tem o objetivo de promover o carnaval para a família.

As saídas acontecem de sábado a terça-feira, do bairro Roberto Silveira. A concentração acontece a partir das 16 horas nas proximidades do Campo do Minas Esporte Clube. O bloco passa pelas ruas Pinto Ribeiro, Duque de Caxias e nas avenidas Joaquim Leite e Argemiro de Paula Coutinho, retornando ao Roberto Silveira.

O presidente da agremiação, o vereador Luis Antônio Cardoso está há 28 anos à frente da organização. “Todo ano é uma ansiedade e nervosismo. Como sou nascido no bairro, passo a minha vida inteira junto ao Bloco do Boi. Juntamente com um grupo de diretores visando sempre a garantia e a diversão da população, arrastamos entre seis e oito mil pessoas, por dia, de sábado a terça-feira de carnaval. O objetivo é promover uma festa para as famílias, idosos, crianças e todos que, de alguma forma, gostam de aproveitar os dias de folia com muita paz, saúde e muita alegria”, destaca, comentando que seu filho de oito anos já segue os passos do pai. “Ele vê algo relacionado a carnaval, ao Boi e já logo comenta que podemos usar no bloco”, completou.

Prova disso é que o samba-enredo escrito pelos compositores Simão Bolivar e Rui Matuschelo (In Memória) exalta a agremiação diz em um dos seus versos: ‘Entra na roda quem quiser se divertir’. “O Boi é uma agremiação democrática e estamos sempre de braços abertos para receber pessoas de todas as idades, com adereços, fantasias e acessórios que quiserem”, completa André Delgado, vice-presidente da Associação de Moradores.

O começo


Segundo os moradores mais antigos do Roberto Silveira, o bloco teve início com a brincadeira de um folião que teria pegado a carcaça de um boi, em um matadouro que havia na Rua Major Bento, e que saído com o objeto pelas ruas do Roberto Silveira nos dias de Carnaval. Na brincadeira, o mesmo homem corria atrás das crianças com a carcaça do boi, o que até hoje é mantido, no entanto com animais reproduzidos em alegorias

“As pessoas acharam graça, nos outros anos a brincadeira foi se repetindo e sendo bem aceita pela comunidade e hoje temos o maior bloco de embalo de Barra Mansa. Até hoje mantemos a tradição dos bois correrem atrás das crianças e isso é uma das coisas que mais animam o bloco. No Roberto Silveira, desde pequena as crianças já aprendem a gostar do Bloco do Boi e por isso ele se mantém na história”, disse André Delgado.

Modernidade

Nos últimos anos o Bloco do Boi vem se modernizando e utilizando em seus desfiles algumas alegorias das escolas de samba do Rio. Além das estruturas de madeiras e vergalhões, em formato de boi, foram incluídos dois Bois em tamanho superior.

Os bois ‘gigantes’, além do efeito de fumaça que soltam pelo nariz, também emitem o som dos animais. E o peão em cima do Boi. Essas alegorias tornaram-se atração do bloco.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos