O instituto sem fins lucrativos ‘Atos Solidários’ nasceu da vontade de fazer a diferença na vida do próximo. Atuando em Barra Mansa, a iniciativa visa através da educação, devolver a dignidade às pessoas e reestruturar famílias que já haviam desistido de encontrar a felicidade. No local, são oferecidos cursos e treinamentos gratuitos para que homens, mulheres e crianças possam resgatar seus sonhos.
De acordo com a presidente do Instituto, Simone Medeiros, o Atos é uma iniciativa sem envolvimento político e religioso que visa transformar famílias. “Acreditamos que não podemos apenas ensinar, mas ajudar as pessoas a ter empoderamento e ser capazes de melhorar de vida. Por isso são ministrados diversos tipos de treinamento. Toda comunidade de baixa renda pode participar; aqueles que não são pagam uma pequena taxa de manutenção do espaço”, descreve Simone.
O Atos Solidários funciona no Centro de Promoção Humana, anexo à Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Ano Bom. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17 horas. Professores voluntários podem ir até o local às quartas-feiras para saber de mais detalhes.
A Instituição acaba de formar uma parceria com o Sebrae e amanhã já acontece uma palestra sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI). A atividade acontece a partir das 18h30min, com entrada franca e aberta à população. “Tudo relacionado ao tema será abordado na palestra, será uma importante parceria para nós e para comunidade. Através dela vamos ter vários cursos gratuitos. O Atos é da população, precisamos da ajuda de todos para fazer a diferença”, destaca Simone.
Doação é a palavra chave do Atos Solidários. “Tudo o que temos é fruto de doação, temos um bazar fixo que através do rendimento dele conseguimos comprar diversos materiais para o instituto, são cadeiras de manicure, materiais para as aulas de culinária, além disso, precisamos de computadores em bom estado para o curso de informática”, cita a presidente.
A coordenadora de cursos, Rosimar Nogueira, fala que o Atos necessita de uma parceria com empresários para as aulas de informática. “Precisamos de computadores para as aulas de informática, é a nossa maior demanda de cursos. Tudo o que foi feito aqui é repassado às famílias, nossa missão é resgatar a família, ensinando a acreditar”, citou.
Tudo o que for possível de doar o Atos aceita. “Em dezembro realizamos a festa das crianças, a comemoração é destinada a 500 crianças e, na ocasião, doamos um brinquedo, um par de calçado e um par de roupas para as crianças, além disso, a família ainda ganha uma cesta básica”, explica Rosimar, informando que as famílias são cadastradas, passam por uma triagem antes de receber a doação.
NA REDE
Facebook: https://www.facebook.com/AtossolidariosBMVR
Instagram: https://www.instagram.com/atossolidarios/