Anfavea indica alta de 27,1% na venda de caminhões

0

AGULHAS NEGRAS

A indústria de caminhões no País produziu 105,5 mil unidades, um crescimento de 27,1% sobre o volume contabilizado no mesmo período de 2017, quando saíram das linhas de montagem 83 mil veículos. O forte aumento no ritmo de produção no chão das fábricas teve como um dos principais fomentadores a alta demanda do mercado interno por caminhões do segmento de pesados.

Do total produzido, 49,4 mil unidades foram de modelos da categoria, participação de quase 47% do total produzido. “A produção de veículos só não foi maior porque as exportações atrapalharam, especialmente devido à crise econômica na Argentina, o nosso maior comprador”, avaliou Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

As remessas de caminhões em 2018 para o mercado externo somaram 26,6 mil unidades, volume 12,7% menor ao obtido um ano antes, de 28,2 mil veículos. Mais uma vez, são os pesados que lideram os embarques, com 9,2 mil unidades. Para 2019, a estimativa da Anfavea é de que a produção de pesados (caminhões e ônibus) alcance 150 mil unidades e tenha a alta de 11,9%.

Um dos destaques do setor é a Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Grupo Traton, com fábrica no Sul Fluminense. Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Já o Grupo Traton, antiga Volkswagen Truck & Bus, é uma subsidiária integral da Volkswagen e uma fabricante de veículos comerciais líder mundial com suas marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Os dados mais recentes são de 2017 e indicam que as marcas do Grupo Traton venderam 205 mil veículos a partir das suas 31 fábricas em 17 países.

Membro do Grupo Traton, a Volkswagen Caminhões e Ônibus detém participação de mais de 27%, no acumulado do ano, nos licenciamentos de caminhões acima de cinco toneladas. Em ônibus, a montadora se mantém na segunda posição, com uma fatia superior a 22%, também no acumulado do ano. A Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera o mercado de caminhões acima de cinco toneladas há 15 anos, detendo 28% dos licenciamentos de veículos. Quanto aos ônibus, a montadora se mantém na segunda posição, com uma fatia de quase 20%.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !