Agulhas Negras realiza imunização contra a gripe para crianças e puérpuras no dia 7

0

AGULHAS NEGRAS

O trabalho de imunização contra a gripe segue na próxima segunda-feira, dia 7, com novo ciclo de vacinas para mais um grupo de pessoas no cronograma de público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde. Segundo o calendário do governo federal, entre os dias 7 e 11, será a vez da imunização das crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), além das mulheres que estão em período pós-parto, aquelas que deram à luz em até 45 dias, as chamadas puérpuras. No sábado, dia 12, será realizado em toda a região o “Dia D” da campanha, abrangente para todos os grupos da sociedade.

Nesta semana, conforme calendário da campanha, os profissionais de saúde foram imunizados em todas as cidades da região, garantindo a proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Em Itatiaia, por exemplo, 738 profissionais estavam na lista de imunização até esta sexta-feira. “Vale lembrar que dia 12, teremos o Dia D de Vacinação contra a gripe, onde todos os grupos poderão ser vacinados e também teremos imunização para todos os grupos no período de 28 de maio a 1º de junho”, afirmou a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe), organizada pelo Ministério da Saúde, teve início no dia 24 de abril, em todo o município. A meta na cidade é vacinar 100% do público alvo, o que corresponde a 7.396 mil pessoas. Pacientes acamados serão atendidos durante toda a campanha pelas equipes das Unidades de Saúde da Família de suas áreas de abrangência e pelos profissionais do programa “Melhor em Casa”.

No dia 12 será realizado nacionalmente o Dia D contra a gripe imunizando toda a população

A vacinação começou dia 24 lembrando que gestantes e idosos tem prioridade na imunização durante toda a campanha. Entre os dias 14 e 18 o público-alvo da campanha serão as pessoas de cinco anos a menos de 60 anos com comorbidades, ou seja, que sofrem de duas ou mais doenças, e ainda as pessoas com doenças crônicas e que devem apresentar a prescrição médica. Na sequencia, do cronograma será a vez dos professores das escolas públicas e privadas, entre os dias 21 e 25. Por fim, entre o dia 28 de maio e 1º de junho, a campanha abrangerá todos os grupos.

Em Resende, de acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha, que segue até o dia 1º de junho, é reduzir as complicações, internações e possíveis mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus Influenza, cujas ocorrências variam de leve a grave, podendo até ser fatal. “Existem alguns mitos sobre a vacina que precisam ser esclarecidos. O principal deles é que a vacinação pode provocar a gripe, mas isso não é verídico, já que o vírus utilizado está inativo ou morto. Na verdade, a vacinação é a melhor forma para evitar a doença e não o contrário”, reitera a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula. O cidadão deve ficar atento ao atendimento na rede pública, pois os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17 horas.

Deixe um Comentário