Agentes comunitários ajudarão a ampliar informações em Quatis sobre biometria

0

QUATIS

O chamado dos eleitores para cadastramento biométrico será ampliado na cidade a partir de hoje, dia 4. É que 26 agentes comunitários de saúde estarão também distribuindo panfletos sobre o tema durante as visitas domiciliares que já realizam regularmente aos pacientes cadastrados pelo Programa Saúde da Família. O prefeito Bruno de Souza (MDB) participou de uma reunião com a Justiça Eleitoral, na última semana, no Fórum de Porto Real, para debater ações que poderiam ser realizadas para ampliar o número de eleitores alcançados com cadastramento biométrico. O prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT) também participou do encontro com a juíza eleitoral Priscila Dicki.

Além dessa ação que será iniciada hoje, a prefeitura também cede uma van, com capacidade para 15 passageiros, que toda quarta e quinta-feira, para transporte de moradores que queiram ir ao cartório eleitoral de Porto Real, visando à realização da biometria. Entre os eleitores atendidos por este serviço estão moradores da zona urbana e das comunidades rurais. Repartições públicas também estão com cartazes sobre a obrigatoriedade do cadastramento até 1º de dezembro desde ano. “Agora, com o reforço no chamado por parte dos agentes comunitários de saúde, acredito que vamos trilhar outro passo importante no sentido de atrair mais eleitores”, disse o prefeito.

O folheto que será entregue pelos agentes aos pacientes, em suas respectivas residências, relaciona os documentos necessários para o cadastro biométrico no cartório de Porto Real, que são os seguintes: documento de identificação oficial com fotografia; comprovante de residência atualizado e relacionado aos três meses anteriores; e título de eleitor. No que diz respeito à fotografia e às impressões digitais, ambos vão ser obtidas durante a coleta de dados, que só pode ser feita nas dependências do cartório eleitoral, cuja localização fica no mesmo imóvel do Fórum de Porto Real. A informação segundo a qual o título dos eleitores que não se cadastrarem vai ser automaticamente cancelado também se encontra destacada no mesmo folheto.

ATENDIMENTO

Neste mês, o atendimento em Porto Real para biometria será feita das 10 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Foi estendido em uma hora a mais o atendimento. Além da extensão dos horários nos dias úteis, o cartório vai abrir excepcionalmente aos sábados, a partir do dia 16, de 9 às 15 horas, e no primeiro domingo de dezembro (dia 1º de dezembro), no mesmo horário dos sábados. A abertura do cartório em três sábados de novembro e no primeiro domingo do próximo mês (dezembro) tem como objetivo alcançar os eleitores que, por ventura, não puderem comparecer nos dias de semana.

“É importante frisar que, antes do comparecimento ao cartório, os eleitores precisam agendar o atendimento junto à página do TRE na justiça eleitoral, através do endereço www.tre-rj.jus.br”, declarou o chefe de cartório de Porto Real, Cláudio Flores, reafirmando que, no caso de Quatis, o cadastramento já alcançou 63% dos eleitores.

 

Deixe um Comentário