>
a voz da cidade 970 x 150 px

A formação de um oficial da Aman pelas lentes fotográficas de Mario Luiz da Cunha e equipe

Por Andre
bnr am aniv barra mansa 970x150

O dia a dia de atividades dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) está sendo retratado em uma exposição fotográfica montada no Salão de Artes da instituição de ensino militar. A mostra ‘Agulhas Negras em Foco – Bem-vindo novos Cadetes’, aberta a visitação até o dia 4 de março, foi organizada pela Assessoria Cultural da Aman e é composta de  imagens captadas pelas lentes do fotógrafo Mario Luiz da Cunha e sua equipe que a mais de 20 anos registra as atividades dos futuros oficiais do Exército brasileiro.

A exposição conta com o apoio do Círculo Militar de São Paulo e consta de 50 fotografias no formato 40×60 e que registram a rotina de exercícios militares e de estudos dos cadetes. Nas fotos, é possível perceber a sensibilidade de quem está por trás da câmera, capaz de eternizar em um ‘clik’ a coragem, determinação, a disciplina e a tenacidade adquirida e desenvolvida pelos militares formados pela Aman.

Mario Cunha começou a trabalhar fotografando as atividades na Aman em 1996. Hoje é dono da Cunha Eventos e mantém uma equipe de quatro fotógrafos. Ele revela que em eventos maiores dentro da Aman esse número pode chegar a 12 profissionais como, aconteceu no último dia 17 de fevereiro quando foi realizada a cerimônia de Entrada dos Novos Cadetes da Aman pelo Portão Monumental. A solenidade foi um momento especial na carreira do fotógrafo já que suas lentes puderam registrar mais um capítulo histórico da Aman: A entrada das primeiras cadetes mulheres na instituição que em 2021 sairão pelo mesmo portão como as primeiras oficiais do Exército.

Nesses mais de vinte anos, Cunha revelou que já perdeu a conta das vezes em que ele e sua equipe acompanharam os exercícios dos cadetes tanto dentro da Aman como em atividades externas como em manobras militares em campo, bem como o número de imagens e momentos importantes que registrou pelo seu equipamento. Mas acredita que o público que visitar a exposição terá uma real noção do que é a Academia Militar das Agulhas Negras e a formação dos futuros oficiais.  “Como o próprio nome diz, essa exposição é uma saudação de boas-vindas que estamos dando aos novos cadetes da Aman. Queremos que ao visitar a exposição eles comecem a vivenciar toda a rotina que exigirá deles dedicação, superação, persistência e disciplina em seu dia a dia pelos próximos quatro anos”, afirmou o fotógrafo.

SERVIÇO


Exposição: ‘Agulhas Negras em Foco – Bem vindo novos Cadetes

Local: Salão de Artes da Aman

Período: até 4 de março

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Visitação gratuita.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos