BARRA MANSA
A 3ª edição do Festival Internacional de Música de Barra Mansa tem início no próximo domingo e já conta com novidades em sua programação que segue até o próximo dia 27 de julho em diversos pontos do município. Programação completa disponível em https://bit.ly/2XDfkJB. No total serão mais de 50 apresentações nos bairros e distritos de Barra Mansa.
Com artistas consagrados nacionais e internacionais, o evento conta com a presença de 27 músicos de cinco nacionalidades, que ministrarão aulas e se apresentarão em concertos e shows gratuitos por todo o município, juntos aos 65 alunos inscritos e aprovados para o evento. Entre os convidados estão o violinista israelense Shmuel Ashkenasi, o violoncelista americano Mark Kosower, a violista americana Katharina Kang e o oboísta brasileiro Alexandre Barros.
NOVIDADES
Uma das novidades desta edição são os shows em bares e restaurantes. Segundo a comissão do evento, os objetivos são aproximar moradores e turistas do universo da música, fomentando a economia local, como também impulsionar profissionalmente os músicos do município, funcionando como uma vitrine para esses artistas, criando oportunidades de emprego e renda.
As apresentações abrangem os mais diversos estilos musicais, como o popular instrumental, jazz e chorinho. Serão apresentações de trio de Jazz, voz e violão, entre outros, formados por membros do Projeto Música nas Escolas.
Já na parte acadêmica do festival, as novidades são a realização da primeira Oficina de Música Popular do Festival, ministrada por Fernando Deddos e a aula para crianças, com o especialista neste tipo de ensino, o professor Ademar Rocha.
Os resultados serão exibidos para o público. O grupo de crianças poderá ser visto no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), dia 18, às 19 horas, e a Oficina de Música Popular do Festival se apresenta no Sesc, no dia 25, às 20 horas.
Programação
A abertura acontece neste domingo, às 17 horas, no Espaço M, com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresentando o ‘Brasil de todos os Sons’. A programação segue com concertos pela cidade, recitais, exibição dos grupos e banda sinfônica do Projeto Música nas Escolas, III Encontro Brasileiro De Trompistas e IV Encontro Latino Americano De Trompistas, desfile da banda marcial, orquestra de Jazz e música de câmara.
Já os alunos inscritos no festival passarão por cursos, palestras, apresentações, intercâmbio de informações, concertos e encerrarão o festival, compondo a Orquestra Sinfônica do Festival, que se apresentará no dia 27, no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), às 17 horas.
Apenas um concerto acontecerá fora do município, no dia 25, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O encontro contará com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e dos instrumentistas Shmuel Ashkenasi, Katharina Kang, Mark Kosower, Daniel Guedes, John McGrosso e Daniel Khalikov.
O 3º Festival Internacional de Música de Barra Mansa é uma realização da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, em parceria com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec-BM), Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Agência AM4 e Serviço Social do Comércio (Sesc-RJ), representando também o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio). A direção-geral é do maestro Vantoil de Souza, a direção artística de Daniel Guedes e a coordenação de Ramon Feitosa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) conta com o patrocínio da CCR-NovaDutra, Saint-Gobain e do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.