Culinária típica, música e dança. Uma noite árabe é o cenário perfeito para uma ação solidária. Promovido pela Fundação Esperança Eurípedes Barsanulfo, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (Apae), o Jantar Árabe terá a renda 100% revertida para as instituições filantrópicas.
O evento vai acontecer dia 22 de setembro, às 20 horas, na Apae, em Barra Mansa. Os ingressos, vendidos à R$ 35, dão direito ao jantar e ao show com a banda Soul Free Música e a uma apresentação de dança do ventre do Studio Renya. Os ingressos estão sendo vendidos na CVC, na Rua Madre Filomena, 20, Centro.
As duas entidades não possuem fins lucrativos e doações e eventos beneficentes oferecem condições de manter os projetos existentes. De acordo com o presidente da Apae, Guilherme Ribeiro Fonseca, como fonte de recursos, a Apae realiza e participa de eventos ao longo do ano e incentiva doações de empresas e pessoas físicas. “Participar de eventos como este é uma forma de apoiar a Apae. Estamos buscando diversidade nas opções de apoio à nossa instituição e os eventos são uma forma especial de apoio, pois além de colaborar com nossos serviços, a pessoa que está fazendo sua colaboração também se diverte”, disse, ressaltando que toda a verba arrecadada com o evento será destinada ao custeio mensal da instituição.
Apae
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa foi fundada em 22 de maio de 1971. Sua criação originou-se do movimento de pais e amigos das pessoas com deficiência. Em abril de 1982 foi cedido o terreno para a associação e em agosto do mesmo ano as obras começaram. Em 1988, foi firmado um convênio com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, para cessão de professores e funcionários, passando então a atender os alunos com deficiência. A instituição goza do registro como associação de utilidade pública em todos os quadrantes: Federal, Estadual e Municipal.
Atualmente atende mais de 200 pessoas com deficiência, entre três meses e 53 anos de idade, através dos atendimentos: Técnico; Pedagógico; e Familiar, em horário parcial e integral aos maiores de 16 anos.
São 47 anos de atendimento especializado oferecido gratuitamente as pessoas com deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes neurológicas e genéticas. Os serviços oferecidos estão organizados em: Programas Pedagógicos Específicos: Estimulação Precoce, SAIES – Sala de Apoio à Inclusão Educacional e Escolar (AEE) e Salas Temáticas; Oficinas Pedagógicas e Ocupacionais; Serviços de Preparação/ Inserção ao Mercado de Trabalho; Autodefensoria; Capacitação e Consultoria as escolas e empresas; além das atividades como: Informática, Educação Física, Capoeira, Música, Expressão Corporal; Arte, Atividade Aquática, GRD e Dança.
Fundação Esperança Eurípedes Barsanulfo
A Fundação Esperança Eurípedes Barsanulfo foi autorizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em outubro de 2011. No Sítio Santa Vitória, no Km 4, no bairro Cotiara, em Barra Mansa, a fundação tem seu trabalho desenvolvido em união com a Casa do Caminho. Entre os projetos desenvolvidos estão o Colibri – que trabalha os valores morais conjugados ao reforço escolar; Chico Xavier – que consiste em desenvolver atividades de interação e integração da família; Borboletas – que tem como objetivo proporcionar aos usuários, trabalhadores e comunidade assistida a oportunidade de aproximar-se ainda mais de Deus e de suas Leis pelo respeito à Natureza; Lírios da Esperança – que tem como proposta prestar o serviço de orientação às gestantes de qualquer idade de acordo com a evolução da gestação, prestar orientações de como passar segurança afetiva para o bebê, orientações sobre cuidados básicos de saúde, importância do pré-natal e ainda orientar a gestante para o parte e pós-parto. Além dos cuidados com as vidas da gestante e do bebê, o projeto tem como objetivo doar as peças necessárias que compõem o enxoval; e Mãos de Luz – que ensina à comunidade artesanato.
“Há várias formas de contribuir com a instituição, entre elas, participando de eventos como este jantar, que são totalmente em prol de duas instituições sérias e que colaboram com a nossa sociedade”, afirmou a presidente da fundação, Salete Leone Ferreira.
Para saber mais sobre a fundação: www.facebook.com/fundacaoesperanca/