Realizado duas vezes no ano, em Volta Redonda, o Pró Música Festival chega em 2017 na sua 17ª edição. A apresentação, que estará aberta ao público em geral reunirá alunos de música da cidade e região, vai acontecer entre amanhã e quarta-feira, a partir das 18h30min, na Fundação CSN, localizada na Rua 21, 402, bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Para a entrada, quem puder, pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade.
De acordo com músico responsável pelo evento, Rodrigo Nicheli, o festival vai reunir alunos de 8 a 80 anos. A finalidade, é promover experiências diferentes tanto para os alunos como para a população da cidade e da Região Sul Fluminense. Lembrou ainda que, é um momento muito enriquecedor e estimulante para o aluno. “Ao mesmo tempo temos a preocupação de fazer um espetáculo interessante e envolvente para proporcionar cultura e diversão ao público. Os alunos executam as músicas, acompanhados de músicos profissionais”, destacou.
O músico lembrou que, crianças podem fazer sua iniciação musical, aulas de canto a partir dos cinco anos e com sete anos de idade ou mais. Explicou ainda que, há diferentes tipos de cursos, como de teclado, violão, guitarra, contrabaixo, bateria e técnica vocal. Uma das grandes preocupações da Pró Música, segundo Nicheli, é acompanhar as tendências da música no cenário nacional e mundial, utilizando uma linguagem e metodologia sempre atual para que o aluno aprenda com o menor tempo possível e alcance seus objetivos. “Afinal a linguagem musical é herança cultural de toda a história da humanidade e deve ser aproveitada, na educação como um todo”, declarou.
Nessa edição do festival, Nicheli irá surpreender os participantes com uma novidade, a realização de um workshop de teclado com Jotta Vasconcellos, especialista em teclados. Será a partir das 20 horas, com transmitido ao vivo pelas redes sociais do Pró Música. De acordo com o músico, a idéia é valorizar o talento musical dos alunos bem como reconhecer e difundir a arte musical, como recurso artístico-pedagógico. O músico explicou ainda que, qualquer pessoa pode desenvolver, efetivamente, a expressão musical, despertar a capacidade de apreciação para ouvir e cantar músicas de diversos estilos, principalmente, aquelas que pertençam ao patrimônio cultural brasileiro, além de promover o aperfeiçoamento do talento, a partir da perspectiva de uma educação musical.
No repertório dessa edição do Pró Música Festival estão Ana Vilela, Tim Maia, Almir Sater, Elvis Presley, Journey e vários outros artistas do cenário nacional e internacional, além do melhor da música Gospel.