XI Encontro de Tecnologia na Educação é realizado em Barra do Piraí

0

BARRA DO PIRAÍ

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí promoveu, na tarde da terça, 28, a 11ª edição do encontro de Tecnologia na Educação, na Casa de Cultura Rosemar Pimentel, no Centro. O objetivo do evento foi reunir experiências realizadas nas escolas que possuem a informática educativa. Em 2023, o tema versou sobre a Inteligência Artificial, liderada pela doutora em Educação, Marília Rios, e foi direcionado a professores da Informática Educativa e dirigentes municipais.

Tema em voga dentro e fora da sala de aula, a informatização e o advento dos meios digitais têm se tornado ferramentas pedagógicas para professores. Muito mais que trabalhar com a parte teórica, a Secretaria de Educação de Barra do Piraí tem se preocupado com a prática. A administração municipal, por exemplo, já criou 25 laboratórios de informática, além de dois ainda em montagem e uma escola que funciona itinerante nas salas com dispositivos móveis.

Para o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa, o objetivo foi divulgar os projetos desenvolvidos na informática educativa e formação dos profissionais. “Foi um momento de reflexão para observar o que foi realizado e avaliar. Ao longo do último ano, criamos, além das disciplinas seculares, um projeto pedagógico chamado ‘Do Ciclo do Café ao Metaverso’, em que os professores e alunos puderam compartilhar do conhecimento daquilo que, hoje, é considerado de extrema importância para o crescimento de futuros profissionais. E os polos nas escolas estão sendo fundamentais para a prática ser assertiva junto aos alunos”, disse Wanderson.

O prefeito Mario Esteves apontou os investimentos da administração municipal no que tange ao desenvolvimento de técnicas que favoreçam a tecnologia na educação. Lembrou das unidades escolares que foram refeitas, com o mais alto padrão de durabilidade, dos tablets por alunos, distribuídos em 2022, bem como da paridade dos salários dos professores com o piso nacional. O chefe do Executivo ainda apontou que “o mais importante foi o chamamento de centenas de profissionais da educação” para atuação em sala de aula.

“Hoje, o Governo Municipal aplica mais do que o direcionado pela Constituição – que são os 25%. A Educação barrense se destaca porque estamos preocupados com a sala de aula e fora dela. Ter doado os tablets aos alunos – e foram 9 mil – mostra esta questão. Estamos à frente, buscando o melhor para que meninos e meninas tenham um futuro mais brilhante. E as experiências que acompanhamos mostram que o nosso planejamento e orientações pedagógicas estão no caminho correto. Vamos avançar ainda mais com a distribuição de notebooks aos professores e diretores”, acredita Mario.

Deixe um Comentário