Vereadora comemora ampliação de leitos de UTI de hospital universitário  

0

O Hospital Universitário de Vassouras (HUV) está habilitado pelo Ministério da Saúde para ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, o hospital terá 16 leitos a mais, 12 adultos e quatro neonatais. A portaria foi publicada no final do mês passado. Com isso, o HUV dobrará o número de leitos de UTI oferecidos, passando a dispor de 20 de adultos e dez neonatais. A ampliação autorizada pelo Ministério da Saúde partiu de uma solicitação da vereadora Rosi Farias (PP) ao deputado federal Júlio Lopes, do mesmo partido, que encaminhou o pedido ao ministro da saúde, Ricardo Barros.

Segundo a vereadora, com mais leitos disponíveis, o HUV acabará com o problema de falta de vagas, que resulta na permanência de pacientes graves na emergência, com a suspensão de cirurgias que necessitam de pós-operatório em UTI e muitas vezes resultam também na transferência de recém-nascidos para hospitais fora do município.

“O HUV contava com oito leitos de UTI Adulto e passamos para 20 leitos. Havia seis leitos de UTI Neonatal e passamos para dez. Não tínhamos leito de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, com a habilitação, passamos a ter oito. Essa é, sem dúvida, uma grande conquista para a Saúde de Vassouras e fico muito feliz em ter participado deste processo”, destacou a vereadora Rosi Farias.

A direção do hospital universitário comemora a conquista. A diretora médica do HUV, Roberta Capute, informou que os 16 leitos adicionais já estão construídos e equipados para o pronto funcionamento. “As equipes para operá-los já estão sendo contratadas, gerando também emprego e renda para nossa cidade. É com prazer que compartilhamos essa vitória com nossos colaboradores, apoiadores e com toda a população atendida pelo HUV”, destacou.

MAIOR 

O Hospital Universitário de Vassouras é o maior em leitos e complexidade do Centro Sul Fluminense. Possui habilitação em Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Hemodiálise, Neurocirurgia, Oncologia Clínica e Cirúrgica, entre outras. Conta com 228 leitos e é considerado estratégico para a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência da região

Hospital.  No total, o hospital disponibiliza 244 leitos, sendo 30 de unidade de tratamento intensivo.

Deixe um Comentário