Rede de ensino de Maromba e Maringá funciona normalmente em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Educação de Itatiaia mantém seu cronograma pedagógico nos bairros de Maringá e Maromba, região de Visconde de Mauá que foi atingida pelas fortes chuvas no início deste mês com a interdição do principal acesso, a RJ-163. Com a rota obrigatória pela RJ-161 (Serra do Eme) que está desobstruída o governo mantém as aulas normalmente e o transporte dos alunos segue mantido. Nesta semana o governo normalizou no setor de Educação todos os serviços prejudicados pelas chuvas. A Escola Municipal Benedito Barbosa da Silva, no Vale do Pavão, a Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos e a Creche Municipal Antônia dos Santos Paiva, de Maromba, atendem 320 alunos.

A diretora do Departamento Pedagógico, Diene Christina Motta, ressalta que apenas os alunos do primeiro turno da Escola Joaquim Miguel dos Santos tiveram as aulas interrompidas na última semana devido aos transtornos na Serra da Mantiqueira. “A rotina voltou ao normal nas escolas e na creche de Maromba. O único problema que tivemos após as chuvas, foi com o primeiro turno da Escola Joaquim Miguel dos Santos que tiveram as aulas interrompidas durante a semana passada, pois muitos professores não moram na localidade e com a estrada fechada (RJ-163) não conseguiram chegar ao local para lecionar. Os pais podem ficar despreocupados, pois isso não prejudicará o conteúdo programático das unidades”, ressalta.

COLETIVO

O ônibus escolar está circulando normalmente e Secretaria de Educação realiza ainda o transporte dos alunos que estudam na Escola Estadual Antônio Quirino, situada em Visconde de Mauá (distrito de Resende), conforme informações da Administração Regional de Maringá e Maromba. “Todas as nossas escolas estão abastecidas com alimentos para merenda e nenhuma delas teve dano nas estruturas. Até que o ônibus de linha volte a circular no bairro, a Secretaria de Educação está realizando o transporte escolar dos alunos que necessitam de ônibus para chegarem até a Escola Estadual Antônio Quirino, que fica em Mauá”, explica o administrador regional, Cláudio Lopes.

ROÇADA NA RJ-163

Apesar de interditada para veículos a RJ-163 é a rota de vários pedestres no acesso a Maromba e Maringá. Por isso, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia promoveu no local o trabalho de roçada nesta semana com a finalidade, segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Alberto de Barros Soares, é contribuir com a segurança no local. “Essa é uma rodovia do Estado, mas o objetivo é contribuir porque sabemos da importância que esse trabalho de roçada tem para os moradores que passam pelo local, por isso estamos nessa parceria com o Departamento de Estrada de Rodagem”, frisa o secretário.