Unidade de Saúde de Engenheiro Passos, em Resende, ganha novo material de fisioterapia

0

RESENDE

A Unidade de Saúde da Família (USF) de Engenheiro Passos, distrito localizado a cerca de 35 quilômetros da área urbana do município, recebeu recentemente equipamentos e materiais de fisioterapia. A entrega foi feita a diretora de Fisioterapia do Município, ligada à Secretaria de Saúde, Caroline Afonso Camoleze, na presença de pacientes e do vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PSB).

Ao todo, a prefeitura já beneficiou 20 unidades básicas de saúde com a mesma medida, que visa modernizar e aumentar a oferta de serviços para a população. Além disso, o mesmo avanço está presente no Ambulatório Especializado da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann e no Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia.

Segundo a diretora de Fisioterapia, Caroline, a unidade foi contemplada com uma cama elástica; quatro halteres, dois de um quilo e os outros de três quilos; quatro caneleiras, duas de um quilo e as demais de dois quilos; quatro bastões de madeira; dois rolos de posicionamento; quatro cabos de eletroterapia tipo tens/fes; um hand grip – instrumento voltado para exercícios de dedos, mãos, punhos e antebraços; anel de pilates; disco de propriocepção; faixa elástica; e um aparelho infravermelho. A diretora ainda explicou que alguns materiais foram repostos, enquanto outros são novidades para as sessões desenvolvidas no distrito. “Fizemos a reposição de alguns materiais para a unidade de Engenheiro Passos. Já a cama elástica, disco de propriocepção e hand grip não existiam no local. No total, 28 unidades de saúde vão receber o novo aparato. Com o PSF de Engenheiro Passos, passamos a ter 22 contempladas com as melhorias, incluindo as duas especializadas (Ambulatório Especializado da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann e do Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia). Os materiais começaram a chegar no dia 14 de novembro do ano passado”, lembrou.

Conforme dados estatísticos da Diretoria de Fisioterapia, no ano passado, a USF de Engenheiro Passos contabilizava 695 pacientes. “Nesta unidade, atendemos pacientes de fisioterapia neurológica, respiratória e ortopédica, incluindo os de visitas domiciliares. Deste total, 380 são atendimentos de ortopedia e 271 pacientes participam do grupo fisioterapêutico. São grupos com aproximadamente 20 a 25 pessoas. De janeiro a dezembro de 2018, foram realizados 1.416 atendimentos, sendo que 61 deles são em grupos”, frisou a diretora, complementando que o Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, que atende em média 6,7 mil pacientes por ano, está passando por reforma pelo Programa Revitaliza Resende.

Caroline Camoleze reforçou sobre a importância da chegada dos novos materiais. “São recursos terapêuticos que ajudarão nas sessões de fisioterapia. Desta forma, disponibilizamos um atendimento com mais qualidade e eficiência para a população. Todas as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura, que possuem fisioterapia, serão contempladas. A Academia da Saúde também possui fisioterapia, mas já recebe manutenção através de recursos federais”, destacou.

Os novos equipamentos vão ajudar a modernizar e aumentar a oferta de serviços para a população-Carina Rocha/PMR

UNIDADES BENEFICIADAS

Confira as unidades que já foram beneficiadas com novos equipamentos e materiais, além da USF de Engenheiro Passos e das especializadas: Unidades Básicas de Saúde Cidade Alegria e Jardim Primavera; Unidades Básicas de Saúde da Família Baixada da Olaria, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Cabral, Cabral/Alambari, Cidade Alegria, Vicentina/Santo Amaro, Itapuca, Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio, Liberdade, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro/Castelo Branco, Nova Alegria, Paraíso e Surubi; e Clínica da Família.

As próximas a serem reforçadas com os materiais são: as USFs Capelinha, Serrinha, Fumaça, Mauá, Novo Surubi e São Caetano.

Deixe um Comentário