Três mil militares vão participar da Manobra Escolar 2023 da Aman a partir deste sábado

0

RESENDE

Mais de três mil militares estarão participando a partir deste sábado, dia 28 até o próximo o próximo dia 4 de novembro, da Manobra Escolar 2023, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Viaturas de combate por terra e aeronaves militares estarão sobrevoando os céus de Resende, Quatis e Barra Mansa. Organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro, essa é a maior atividade de combate simulado da América Latina, empregando os equipamentos e armamentos mais modernos disponíveis do Exército Brasileiro, além de contemplar diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano.

Exercício visa proporcionar aos cadetes vivência de uma missão contextualizada em situações-problema – Divulgação Aman

O Exercício “Operação Pirapitinga”, dentro de um quadro de guerra convencional, são executadas operações básicas ofensivas e complementares, em uma situação tática complexa, que exigem a solução de problemas militares simulados próximos da realidade contemporânea. As atividades serão desdobradas ao longo das regiões de Resende, nas localidades da Capelinha, Pedra Selada e Fumaça, em Quatis, no distrito Falcão e Nossa Senhora do Amparo, distrito de Barra Mansa. “A Manobra Escolar consolida o ano de instrução do cadete, por meio de um exercício em que os cadetes têm a possibilidade de aprimorar a liderança das pequenas frações, até o nível Subunidade, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. São cadetes de todos os anos envolvidos, além da participação de 40 Organizações Militares. Ao todo serão três mil militares, sendo 1600 cadetes”, explicou a Seção de Comunicação Social da Aman.

Durante o simulado, estarão sendo empregados os mais modernos equipamentos e armamentos em uso pelo Exército – Divulgação Aman

INTEGRAÇÃO

O exercício também permite a integração entre as Armas, Quadro e Serviço. Serão mais de 300 viaturas sobre rodas e 50 viaturas blindadas, além de seis aeronaves. “Há emprego de Viaturas blindadas, Simulador de Apoio de Fogo, que potencializa os resultados e a excelência da formação do Oficial Combatente de Carreira, transposição do curso d’água com meios da Arma de Engenharia (portada)”, informou a Comunicação Social, acrescentando que a Manobra Escolar permite o desenvolvimento de diversos atributos e valores, como disciplina, coragem, coesão, espírito de corpo, dedicação, rusticidade, resistência física, além do aperfeiçoamento técnico profissional. “Trata-se de um exercício de adestramento militar que proporciona ao futuro Oficial Combatente da linha de ensino militar bélico a prática dos conhecimentos adquiridos em cada etapa do itinerário formativo”, disse.

Entre os exercícios que serão realizados na “Operação Pirapitinga” estão Ambientação, Apronto Operacional, Instruções Preliminares, Operações Ofensivas, Operações de Estabilização e Apoio, Execução de Tiro de Combate e Ação Tática Integradora, manutenção dos equipamentos utilizados e a análise pós-ação.

Deixe um Comentário