Teste de gravidez de farmácia é confiável?

0

SUL FLUMINENSE

A mulher que está tentando engravidar ou desconfia que algo está diferente, geralmente corre para a farmácia em busca de um teste de gravidez para ter a resposta mais rápido. Tal teste é confiável, desde que seja feito após o atraso menstrual, pois quando feito antes pode dar um resultado negativo que não está correto.

Os testes de farmácia medem a quantidade de hormônio beta HCG na urina, que só é produzido quando a mulher está grávida. Assim, esses testes são de confiança e fáceis de fazer, mas podem dar errado quando é feito muito cedo porque, nesse caso, a quantidade de hormônio na urina ainda é muito pequeno e não consegue ser detectado pelo teste.

O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. No entanto, se o resultado desse primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada ou se existirem sintomas de gravidez como leve corrimento vaginal cor de rosa e mamas doloridas, o teste deve ser repetido em três ou cinco dias, quando os níveis do hormônio beta HCG estão maiores e mais fáceis de serem detectados.

De acordo com a ginecologista e obstetra Maíra Ramalho, membro da diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ), o HCG começa a ser produzido cerca de 10 dias após a fecundação. “Após este intervalo, o teste de sangue já é capaz de detectar a gravidez. O teste de urina necessita de mais tempo para ser confiável. Alguns testes de farmácia mais atuais detectam a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, mas o ideal é esperar pelo primeiro dia de atraso”, explica.

Como fazer?

Preferencialmente deve-se utilizar a urina da manhã porque esta é a mais concentrada e contém uma maior quantidade de hormônios, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia.

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia, deve-se urinar em um recipiente limpo, colocando em seguida a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos (indicado na caixa do teste) e retirar a seguir. Fique segurando a fitinha ou coloque em cima da pia do banheiro e espere. O resultado geralmente aparece entre um e cinco minutos depois.

Os resultados do teste de caseiro de gravidez podem ser: Duas riscas, resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez ou uma risca, resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada.

A partir daí, os níveis dele sobem exponencialmente: dobram a cada 48 horas. Por exemplo, se estiverem em 15mUI/mL no final da terceira semana de gravidez, dali a dois dias deverão estar em 30mUI/mL e assim por diante. Para se ter uma ideia, por volta da quinta semana os níveis já estão acima de 1000mUI/mL. A quantidade varia ligeiramente de mulher para mulher.

Geralmente após 10 minutos o resultado pode ser alterado por fatores externos por isso, não se deve levar em consideração, caso esta mudança aconteça. Se você está tentando engravidar, pode esperar mais três a cinco dias e repetir o teste.

Além dos resultados Positivo e Negativo, o teste caseiro de gravidez também pode ter uma resultado ‘falso negativo’ porque apesar do resultado ser aparentemente negativo, quando um novo teste é feito após cinco dias, o resultado se mostra positivo. No entanto, não existe a possibilidade da mulher ter um resultado falso positivo.

Exame de sangue

O exame de sangue feito em laboratório custa entre 20 e 40 reais e é o mais indicado para confirmar a gravidez. Para realizá-lo, não é necessário ter uma prescrição médica nem estar de jejum, mas alguns laboratórios pedem que as mulheres façam um jejum de 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.

O resultado do exame sai poucas horas após a coleta e para ser totalmente confiável, ele deve ser feito pelo menos uma semana após a relação íntima sem preservativo, mesmo que a menstruação ainda não esteja atrasada.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !