Diga adeus às tinturas! O cabelo branco, agora, é a moda

0

BARRA MANSA

Os cabelos brancos estão na moda e cada vez mais mulheres optam por deixar de pintar as madeixas para assumir uma cabeleira prateada, livrando-se da escravidão das convenções estéticas baseadas no culto à eterna juventude.

Apostar na transição capilar para eliminar o alisamento e reencontrar os cachos, devolver a cor original ao cabelo ou aceitar os fios brancos são processos não tão fáceis, mas muito recompensadores. Depois de um período de adaptação, é possível finalmente encontrar o poder da sua beleza natural. Na moda, alguns nomes abriram caminho. A americana Kristen McMenamy, modelo dos anos 1990 conhecida por seu estilo andrógino, resolveu assumir os cabelos grisalhos aos 40 anos. Também conquistou estrelas como Lady Gaga e Rihanna, que pintaram seus cabelos com esse tom. Em terras brasileiras Maria Bethânia, Rita Lee e Vera Holtz, encabeçam a linha de atrizes que aderiram à moda.

De acordo com a cabeleireira Renata Martins, mais do que moda, a tendência valoriza a beleza da mulher. “Não é sobre feminismo, é sobre a mulher se aceitar e se libertar de padrões estéticos. Quem faz a moda somos nós. Moda é estar bem consigo mesmo aliando mente e corpo. A valorização da mulher independente do cabelo”, destaca.

Segundo Renata, muitas clientes estão deixando a coloração de lado por conta dos altos preços e por problemas de saúde. “A coloração popular não tem tanta qualidade quando a profissional. A manutenção feita a cada 15 dias além de ficar muito cara, pode causar alguns problemas de saúde como alergias”, acrescenta.

Quem assumiu os cabelos brancos, o cuidado é ainda mais fácil. “Devido ao estresse, a agitação do dia a dia, o cabelo cresce e embranquece mais rápido. Quem assumir basta cuidar com shampoo e condicionador, além da hidratação, o cabelo branco é 100% queratina, é um cabelo mais enrijecido. A transição é a fase mais difícil, mas mantendo os devidos cuidados, o resultado é excelente”, explica.

Tendência

A tendência de assumir o cabelo branco chegou à Europa vinda dos Estados Unidos e se popularizou há alguns anos: mulheres de 30, 40, ou mais anos, expressaram em sites como ‘Revolution Gray’ (Revolução Grisalha) o fato de estarem fartas de se submeter a pinturas regulares e sofrer com os produtos químicos.

Escritora e jornalista especializada em moda, Sophie Fontanel decidiu há dois anos dar adeus à tintura e deixar seu cabelo ficar naturalmente branco. Para ela, trata-se, antes de mais nada, de uma questão estética. Ela reivindica o lado militante de sua opção e, por isso, resolveu converter a própria experiência em algo interativo, ao postar regularmente fotos dos vários estágios de crescimento de seus cabelos brancos.

Cuidados

Mantenha a cor sempre bonita – O cabelo cor prata pode ficar com aspecto amarelado, se não receber a devida atenção. Para mantê-lo branco e neutralizar a presença de qualquer outro tom é necessário usar, a cada 15 dias, um xampu que seja específico, com pigmentos acinzentados ou violeta. Além disso, use sempre produtos que sejam ideais para o tom e proteja-o das ações do dia a dia.

Fios hidratados sempre – Como a melanina (que é responsável pela cor) também interfere na elasticidade e maciez do fio, o cabelo branco tende a ser mais ressecado do que os coloridos. Além disso, sem este elemento ele fica um pouco mais áspero e rebelde. Por isso, você vai precisar redobrar a atenção e investir sempre em hidratações e produtos que tenham ingredientes nutritivos na sua fórmula.

Proteja os fios do sol – Os raios solares não são prejudiciais somente à pele. Eles podem, também, comprometer a saúde do cabelo. Os fios brancos têm a tendência a amarelar e isso pode ser potencializado pelo sol. Portanto, proteja-o com cremes com essa funcionalidade e invista em chapéus ou bonés que ainda vão proporcionar a você um visual muito estiloso.

Invista em curtos – O cabelo branco traz um ar bastante estiloso ao visual se, claro, ele combinar com um corte que tenha o mesmo propósito. Como o curto traz um ar de segurança e poder, nada mais justo do que combiná-lo com a força do fio cor de prata. Você pode adotar um look Joãozinho ou, até mesmo, um Long Bob, tudo vai depender do tipo de cabelo que você tiver.

Invista em umectação capilar – O tratamento tem a missão de repor os lipídios do fio grisalho ou branco. Ele pode ser feito em casa e é muito simples: encape todo o seu cabelo com um óleo vegetal levemente aquecido para penetrar melhor na fibra capilar. Deixe agir por cerca de três horas e enxágue bem, afinal, a umectação é apenas um pré-xampu. Quando for enxaguar, capriche bastante para não deixar nenhum resíduo do óleo no fio, principalmente no couro cabeludo.

Cuide dos agentes externos – Como o cabelo branco é naturalmente mais seco do que os demais, você vai precisar inserir alguns cuidados na sua rotina, como não usar com frequência o secador de cabelo, babyliss ou a chapinha, por exemplo. Assim, você evita a quebra do fio e os mantêm mais hidratados. Além disso, alisamentos e outros processos químicos também são prejudiciais. Se você não vive sem o secador e a chapinha, proteja seu cabelo com cremes e finalizadores.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !