Startup Weekend Barra Mansa visa soluções e inovações no varejo

0

BARRA MANSA

Empreendedores, desenvolvedores e gestores de toda região terão oportunidade de participar do Techstars Startup Weekend Barra Mansa Retail, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto, no campus da Universidade de Barra Mansa (UBM), no Centro. A edição será focada em soluções e inovações para o varejo, tendo como público-alvo empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas de algum tema que se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

O Startup Weekend é um evento promovido pela Techstars Brasil, organização dedicada ao fomento do empreendedor e a criação e fortalecimento das comunidades de startups em todo o mundo. A iniciativa conta com a parceria do Google for Startups e consistirá em promover 54 horas ao longo de um fim de semana, quando os participantes se unirão para criar startups – uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio. O Techstars Startup Weekend é realizado em âmbito global, já foram mais de 170 países de todos os continentes, uma iniciativa da aceleradora americana Techstars, organizado por voluntários locais.

O Techstars Startup Weekend Barra Mansa Retail acontecerá entre os dias 2 e 4 de agosto, na UBM

 

SOLUÇÕES PARA O VAREJO

Na edição do Startup Weekend Barra Mansa, será trabalhada a temática Retail focada em soluções e inovações para a área do varejo. Sabe-se que o varejo no Médio Paraíba corresponde à 41,1% do PIB da Região e 47,4% das empresas são de comércio e serviços. As soluções podem estar ligadas à diversas áreas, dentre elas: Gestão organizacional, em qualquer nível da empresa; Atração de clientes; Exposição dos produtos; Vendas e pagamentos; Retenção e fidelização de consumidores.

A programação terá no dia 2 de agosto, entre 18h30min e 22 horas, com a Introdução e Construção dos Times (lanche e networking, apresentação de ideias, escolha dos projetos e construção dos times). No sábado, dia 3 de agosto, entre 9 e 22 horas – Aprender e Trabalhar (descoberta do problema, desenvolvimento da solução, mentorias). No domingo, dia 4, entre 9 e 21 horas – Apresentação e Premiação (apresentação aos jurados, seleção dos ganhadores, celebração). “O principal objetivo do Startup Weekend é formar empreendedores, demonstrar para os participantes como de forma rápida e simples, é possível ter qualquer ideia de negócio, ou projeto e tirar do papel do zero, sem procrastinação e com muita ação. Mão na massa galera! Só depende de nós!”, afirmam os organizadores.

CONVIDADOS

O evento terá como palestrantes Gustavo Kengen, cofundador da Toca Logo, startup de marketplace no Sul Fluminense; Xisto Viera Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM). A CDL e diversas instituições ligadas ao varejo e educação apoiam a realização do Startup Weekend Retail Barra Mansa. “A vivência em varejo que as empresas de Barra Mansa têm é o principal insumo para o sucesso de uma startup neste sentido. Este é nosso maior patrimônio. Varejistas que enfrentam problemas na loja todos os dias podem transformar isso em uma nova oportunidade de negócio e vender esta solução para outros varejistas de todo o país ou do mundo”, destaca Xisto Neto, presidente da CDL.

Entre os treinadores, desenvolvedores com experiência profissional (coaches and mentors) participarão: o economista Carnelutti Spinelli, o analista de sistemas Guga Alves; o fisioterapeuta com MBA em Gestão Empresarial, Leonardo Braga; a publicitária, empreendedora e produtora cultural, Luiza Luth, da Virgo.Co e Theia Educação de Impacto e Comunidade de Inovação e Tecnologia Rio Sul Valley; Ricardo Motta, fundador da Startup Grid, um dos líderes de produtos e Open Innovation da Digital Lab da Vale; Thalita Carvalho, gerente de Marketing e Inovação da Redeplan Imóveis; e Tandera Cortêz, que atua como Head de Produto e Entrega no grupo TOTVS Rio Interior.

O encontro terá a orientação de profissionais convidados para transformar novas ideias empreendedoras

INSCRIÇÃO

Os interessados podem obter informações através do e-mail [email protected]. As inscrições acontecem através da Internet, no link www.bit.ly/swbarramansa. O evento é destinado a projetos que estejam no estágio de ideia, não serão aceitos projetos já iniciados. Não será permitido ao participantes levar sua startup para o evento, que é voltado a novos projetos, entretanto, é indicado que startups já existentes possam aproveitar o networking e se integrar a novos projetos.

A propriedade intelectual será protegida, tendo sócios e parceiros para que ela tome vida e deixe de ser apenas uma ideia. “Recomendamos apenas que os times estabeleçam entre si critérios para formalizarem a ideia como companhia no futuro”, informa a organização.

O evento tem cobrança de ingresso, que assegura acesso a todos os dias de evento. O ingresso inclui o lanche da sexta-feira, além dos coffee-breaks e almoços durante o sábado e domingo.

TECHSTARS

O Techstars Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. O Brasil é o local onde mais acontecem edições do Startup Weekend. Em 2018, foram realizadas 130 edições, em 99 cidades brasileiras, e com mais de 12 mil participantes.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !