Setor varejista registra alta de 0,6% em novembro, aponta IBGE

0

SUL FLUMINENSE

O comércio varejista teve crescimento nas vendas durante o penúltimo mês de 2019, alta de 0,6% registrada, sobretudo pelas promoções e a edição brasileira da Black Friday. As vendas em âmbito nacional na penúltima sexta-feira de novembro do ano passado foram impactantes para a rede de lojas e shoppings com alta de 21% em relação a 2018, impulsionadas principalmente por eletrônicos e móveis.

Nesta quarta-feira, 15, a Pesquisa Mensal de Comércio, elaborada pelo IBGE, revelou que o desempenho do comércio varejista teve a sétima alta consecutiva totalizando ganho acumulado de 3,3% no período. Segundo o instituto, dentre as oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pela Black Friday: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%). Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação tiveram taxa positiva em novembro (2,8%).

As vendas  foram motivadas pelos descontos durante a Black Friday, no dia 27 de novembro – Foto: Fábio Guimas

Por outro lado, pressionaram negativamente as vendas os segmentos de tecidos, vestuário e calçados (-0,2%) e combustíveis e lubrificantes (-0,3%), ambos devolvendo uma pequena parcela do ganho acumulado nos dois últimos meses, respectivamente, 3,4% e 2,7%. A atividade de livros, jornais, revistas e papelaria também registrou recuo nas vendas (-4,7%).

A pesquisa indica que o setor de maior peso no varejo, com os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, ficou estável. “O crescimento de 0,6% é relevante porque manteve a taxa positiva pelo sétimo mês seguido, o que fez novembro registrar o patamar mais elevado desde dezembro de 2016. Isso mostra que o setor vem mantendo a recuperação”, afirma Isabella Nunes, gerente da pesquisa.

VENDAS ELEVADAS NO SUL FLUMINENSE

No Sul Fluminense, os representantes do setor indicaram boas vendas durante novembro, com extensão para as vendas também de fim de ano.  Nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa as vendas da Black Friday lotaram lojas e shoppings. “Tivemos uma boa saída de produtos de vestuário feminino e infantil durante a Black Friday. No fim de ano o movimento seguiu em alta, graças a Deus. O resultado da pesquisa mensal do IBGE pra mim era previsível”, comenta o comerciante Maurício Braga, com alta nas vendas entre novembro e dezembro entre 5% e 15%.

Em Barra Mansa, o comércio registra boas vendas desde o último bimestre. “Novembro foi salvo praticamente pela Black Friday, mas melhoramos em dezembro com Natal. Acho que o maior poder aquisitivo do consumidor ajudou e até imagino que a alta de novembro pode se repetir na pesquisa de dezembro”, comenta a gerente Patrícia Farias.

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra ainda que no comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o volume de vendas recuou -0,5% em novembro, na comparação com outubro, interrompendo oito meses de crescimento contínuo, período em que acumulou ganho de 5,1%. O resultado foi puxado pelo setor de veículos, motos, partes e peças (-1,0%), enquanto material de construção apontou estabilidade (0,1%). “O segmento de veículos não sustentou o crescimento em novembro, depois de dois meses de crescimento (3,5%). É comum essa acomodação. A atividade vem mostrando dinamismo ao longo de 2019, acumulando no ano alta de 10,1%. Foi um bom ano para o segmento”, disse Isabella Nunes.

Deixe um Comentário