Senac preenche vagas em cursos gratuitos de gastronomia, em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Moradores de Barra Mansa tiveram nesta terça-feira, dia 28, a oportunidade de se inscrever nos cursos de gastronomia oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total foram disponibilizadas 180 vagas divididas entre oito cursos: de salgados para festas, técnicas para pizzaiolo, doces para festas, saladas, bases de confeitaria, fabricação de massas, geleias e compotas e preparo de pães tradicionais. As aulas começam em junho, pela manhã e a tarde, e a previsão de duração é de aproximadamente 10 dias.

A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e  Pequenas Empresas), Sesc (Serviço Social do Comércio) e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, Rio Claro e Quatis). O foco é incentivar a capacitação profissional, a empregabilidade e a geração de renda.

OPORTUNIDADE APROVEITADA

Quem não perdeu tempo foi Orminda Fêlix, 54 anos, moradora do bairro Vila Coringa. Atuando como manicure para auxiliar na renda familiar, ela decidiu empreender no ramo alimentício. Para isso, se dispôs a passar parte da noite e toda a madrugada desta terça-feira, 28, na fila, a fim de garantir sua vaga no curso de saladeira. Ela foi a primeira a se inscrever no curso de saladas.  “Quero me capacitar e produzir pratos coloridos e saudáveis, de dar água na boca dos consumidores. Também preciso aprender como divulgar meu trabalho, de maneira simples e objetiva visando atrair a clientela”, destacou.

O salgadeiro autônomo Felipe Leite Andrade, 30 anos, morador do Centro, relatou que veio buscar suporte para empreender, através do curso. “Por mais que a gente coloque a mão na massa é necessária uma atualização, pois o mercado alimentício não para e até onde tenho acompanhado, está cheio de novidades”, afirma. O vendedor autônomo Marcelo Magno,47, se inscreveu no curso de pizzaiolo. O morador da Vila Principal declarou que pretende abrir o próprio negócio. “Acredito que esta seja uma grande oportunidade para ser dono do meu próprio negócio”, disse.

Durante as inscrições, equipes do Sesc apresentaram as oficinas de artesanato, meio ambiente, orientação bucal e recreação desenvolvidos na unidade Barra Mansa.

AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Os cursos serão ministrados na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac, estacionada no pátio do Centro Administrativo Municipal. A carreta-escola oferece um ambiente de aprendizado sobre rodas e é equipada com todo material necessário e uma cozinha laboratório. Além das aulas teóricas e práticas de Gastronomia, os inscritos também terão a oportunidade de participar de oficinas de empreendedorismo ministradas pelo Sebrae, para quem busca gerar renda de forma profissional.

Os alunos também receberão o workshop: Fotografando com o celular, onde poderão aprender a fazer boas fotos de seus produtos para divulgação em redes sociais.

CARREIRA PROMISSORA

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Agnaldo Raymundo, afirmou que a gastronomia é um mercado em expansão em todo o Brasil. “O ritmo acelerado de vida tem levado os trabalhadores a optarem pelas refeições fora de casa. Com isso, a tendência de crescimento no setor alimentício é uma realidade. Buscar capacitação e aperfeiçoamento para preparar pratos saudáveis e saborosos é fundamental para atrair e fidelizar clientes”, informou o secretário, ressaltando que por isso é importante a oferta dos cursos pelo Senac RJ. “As pessoas buscam cada dia mais pelas ‘comidas de verdade’, com alimentos reais e menos refeições industrializadas”, enfatiza.

Seguindo a mesma premissa, o Senac aposta no mercado da gastronomia,  mesmo em tempos de incertezas na economia brasileira. Além de ser um segmento profissional amplo, que abrange não apenas restaurantes, mas também lanchonetes, bares, bufês para festas e eventos, cantinas escolares e de empresas, a gastronomia também proporciona, ao profissional capacitado, a chance de geração de renda extra ou mesmo do empreendedorismo, podendo ser um caminho para a conquista da autonomia profissional.

error: Conteúdo protegido !