Secretaria de Ação Comunitária vai reestruturar Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, e a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPES), Denise de Carvalho, visitaram na segunda-feira, dia 14, as unidades do DPES. No roteiro, estiveram o Centro Dia da Pessoa Idosa com Alzheimer, que está passando por obras com previsão de término em agosto, o Abrigo Municipal Seu Nadim que será reaberto nesta quinta-feira, dia 17, e o Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência (Caped). A situação precária encontrada neste último local deixou os técnicos da secretaria preocupados.

Para que os serviços prestados aos usuários sejam retomados com segurança, haverá um trabalho intenso de recuperação do espaço. “Ficamos horrorizados com a maneira como encontramos as unidades. Todas muito ruins, mas principalmente o Caped; totalmente acabado e destruído. Um lugar que deu tantas alegrias a pessoas com deficiência de Volta Redonda. Mas pode ter certeza: essa realidade vai mudar. Em breve, estará totalmente reformada e essas pessoas voltarão para fazermos o trabalho que sempre fizemos”, disse Munir Francisco.

Munir revelou ainda que a prefeitura fará um orçamento para obras de reforma no mês de julho. Com a revitalização, o espaço deve voltar a receber atividades. “Queremos resgatar a Assistência Social em Volta Redonda, que foi deixada de lado pela gestão anterior. Já reabrimos 21 Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e com o avanço da vacinação vamos retomar as atividades nos centros do DPES até o fim do ano, como é caso do Dia da Pessoa Idosa com Alzheimer, o Abrigo Municipal Seu Nadim que será reaberto nesta quinta-feira após passar por uma revitalização e o Centro de Atendimento às Pessoas com Deficiência (Caped)”, ressaltou o secretário.

Abrigo Seu Nadim

No início do ano, o Abrigo Municipal Seu Nadim atendia apenas quatro pessoas em situação de rua e hoje são 20, sendo que quatro retornaram ao convívio de suas famílias, mas continuam como diaristas no abrigo para participarem do projeto SupeAção, de reinserção no mercado de trabalho. O local recebeu reparos no telhado, pintura geral, melhoria na lavanderia e nas instalações para usuários e funcionários, além de manutenção na rede de água pluvial. “Fizemos o conserto de um vazamento, o local foi pintado, teve a troca da mobília. Foi uma revitalização total. Tudo para atender os usuários da melhor forma possível”, garantiu Munir.  A reinauguração do espaço, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, ocorre às 9 horas desta quinta-feira.

 

Deixe um Comentário