Educação prepara lado emocional dos profissionais em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

A Secretaria Municipal de Volta Redonda (SME) está realizando um ciclo de discussões pedagógicas nas unidades escolares, com a participação presencial dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, os encontros possuem como tema proposto, o Acolhimento e a Segurança com relação aos sentimentos e as emoções dos envolvidos no provável retorno às aulas presenciais.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, a vacinação está avançando. “Estamos agindo preventivamente, preparando nossos profissionais para quando for seguro, retornarmos às atividades presenciais”, afirmou a secretária. Ainda de acordo coma  secretária,a capacitação através das discussões pedagógicas é uma continuidade à palestra realizada pela professora Mônica Ribeiro, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),ocorrida anteriormente. O objetivo principal é o maior envolvimento dos alunos com as atividades educacionais, desde que o profissional também esteja emocionalmente motivado para recebê-lo.

Estratégias diversificadas

Cada unidade escolar vem organizando seu encontro, desenvolvendo estratégias diversificadas, contando para isso com o auxílio de músicas, vídeos, rodas de conversa entre outras atividades. Os profissionais envolvidos têm avaliado positivamente o trabalho proposto pela secretaria de Educação, através do Departamento Pedagógico. “A vivência dos professores, que já retornaram em outras redes, trouxe a experiência de que é possível fazer o ensino híbrido acontecer. A primeira dose da vacina trouxe a segurança para saúde de todos, e o compromisso com a educação pública e com a comunidade escolar nos deu a certeza de que é preciso dar os primeiros passos para o retorno às aulas presenciais”, afirmou a professora Josiane da Silva Costa Gonçalves, que participou do encontro na Escola Municipal Profª. Antonietta Motta Bastos, no Conforto, onde atua como diretora.

Os ciclos de discussões pedagógicas acontecerão até o próximo dia 18, envolvendo cerca de dois mil profissionais da rede pública de ensino.

 

error: Conteúdo protegido !