
Fotos: Instagram
Faltam 189 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e 221 dias para os Jogos Paralímpicos. Adiados para 23 de julho a 8 de agosto e de 24 de agosto para 5 de setembro, ninguém tem certeza de que esses eventos de fato se realizarão. Tóquio investiu pesado e se preparou para recepcionar 20 nações e mais de 11 mil atletas, mas parece predestinada a ver se repetir o que aconteceu em 1940.
+
Em 1940 Tóquio seria sede dos Jogos Olímpicos, mas a competição foi cancelada como havia acontecido em 1916 e aconteceria em 1944. Nessas ocasiões o inimigo foi a insensatez humana cristalizada nas obsessões econômica, política e ideológico que pariram duas grandes guerras mundiais.
+
Dessa vez é um inimigo oculto, nascido talvez da irresponsabilidade do ser humano movido pelo mesmo sentimento de comiseração. Impiedoso e cruel já infectou no mundo quase 100 milhões de pessoas matando mais de dois milhões. O Japão, em estado de emergência, neste momento surfa o tsunami da pandemia com hospitais lotados, 5 mil novos casos diários e a incerteza de quando o mal será dominado. Então fica a pergunta: em sua centenária história, os Jogos serão cancelados pela segunda vez no Japão e pela quarta vez no mundo?
+
Ontem, dia 15 de janeiro, a senhora Maria Emma Hulga Lenk Zigler estaria comemorando 106 anos. Contudo, ela nos deixou em 2007, aos 92 anos, mas a tempo de brilhar e dar muita alegria ao esporte olímpico, particularmente na modalidade natação. Respeitada em todo mundo é a única mulher brasileira no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, Flórida.
+
Maria Lenk foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial. Pioneira da natação moderna, foi a primeira mulher a usar em competições o nado borboleta, sendo responsável pela introdução deste tipo de nado, quando o nadou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, em uma prova de peito.
+
Maria Emma Hulga Lenk Zigler e Thiago Machado Vilela Pereira possuem curiosidades em comum. Por causa de uma pneumonia dupla, os pais de Maria Lenk acharam que a natação faria bem à saúde dela. Na ausência de piscinas, a menina de dez anos de idade passou a fazer exercícios diários nas águas do Rio Tietê. Mas não se espante o querido leitor, uma vez que isso aconteceu em 1925 quando o Tietê não era poluído.
+
Por sua vez, na mesmo idade, Thiago Pereira era um moleque serelepe em Volta Redonda. Nas suas diabruras, certo dia pulou na piscina do sítio onde a família participava de um churrasco. Mas ele não sabia nadar e quase morreu afogado. Foi salvo pela mãe Rose Vilela – Vai Thiago! – que o colocou imediatamente numa escola de natação.
+
Outra curiosidade é terem nascido no mesmo mês. Dia 26 de janeiro Thiago Pereira fará 35 anos. Como Maria Lenk com um penca de títulos, medalhas e taças conquistadas. No caso do Thiago, entre outros, o reconhecimento de maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012.
+
+