>
728x90 megacidadania

Sassaricando – Oscar Nora – 15 de novembro de 2024

Por Andre
bnr am aniv resende 970x150

anúncio valle sul
+
anúncio ferragens camargo
+
Tempo de leitura: 2 minutos e 46 segundos
+
Revendo meus arquivos, como todos fazemos no final de cada ano a fim de reorganizar nossas agendas e papéis, descobri uma relíquia de cinquenta e sete anos atrás: a Copa Vale do Paraíba. Torneio de futebol vapt-vupt, com dois meses de duração, a Copa Vale do Paraíba mais tarde evoluiu para Copa Vale do Paraíba de Verão.
+


figura 01

Foto: Divulgação

A primeira Copa Vale do Paraíba, em 1967, reuniu nove clubes do Sul Fluminense: América FC e Entrerriense FC, de Três Rios; AA Barbará, Barra Mansa FC e Irapuru EC de Barra Mansa; Central SC e Royal SC de Barra do Piraí; EC Resende, da mesma cidade e Guarani EC de Volta Redonda.
+
Em um modelo de pontuação confuso, que na época somava apenas dois pontos ganhos por vitória, há uma certa confusão sobre quem venceu o torneio. O Central, que não perdeu nenhum jogo, vencendo 5 partidas e empatando apenas duas, é considerado campeão. Mas os historiadores do Barra Mansa também proclamam o time como o vencedor.
+
A Copa Vale do Paraíba aconteceu na época em que o futebol não era ‘batalha sangrenta’ entre torcidas como infelizmente muitas vezes acontece hoje. Mas a rivalidade era grande, principalmente entre Barra Mansa e Barra do Piraí, sedes do Barra Mansa, do Barbará, do Central e do Royal.
+
Com o saudoso amigo Paulo Corrêa de Miranda, muitas vezes colaboramos para a paz nos estádios. Em uma delas, Central e Barra Mansa iriam se enfrentar por três vezes nas finais da Copa. No dia 10 de dezembro de 1967 a primeira partida, que terminou em 1 a 1, foi disputada no estádio Mário Tamborindeguy.
+
Percebendo as duas torcidas exaltadas, quando preparávamos nossas transmissões pelo rádio, combinamos o seguinte: no primeiro tempo eu transmitiria o jogo pela Rádio Sul Fluminense e Paulo Miranda pela ZYG-7 Rádio de Barra do Piraí. No segundo tempo faríamos a inversão das locuções.
+
Naquela época as pessoas levavam seu radinho de pilha para os estádios e a estratégia deu certo. Foi uma tarde tranquila. O episódio se repediu, com as torcidas sendo adversárias sem serem inimigas, nos jogos do dia 13, em Barra Mansa – 0 x 0 e, em campo neutro, em Três Rios, dia 17, com um 2 a 2.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos