Sala do Empreendedor de Itatiaia registra aproximadamente 1.200 microempreendedores

0

ITATIAIA

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia divulgou o balanço referente ao total de microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no município por intermédio da Sala do Empreendedor, junto ao programa federal coordenado pelo Sebrae. Sem contabilizar os novos cadastrados durante os últimos dias da Semana do MEI de Itatiaia, encerrada nesta sexta-feira, dia 18, de janeiro do ano passado até maio deste ano são 338 microempreendedores formalizados, recebendo o alvará para sua atividade profissional. Em 2018, de janeiro a maio, são 89 MEIs cadastrados na cidade. Ao todo, Itatiaia registra 1.195 microempreendedores individuais.

É de responsabilidade da Sala do Empreendedor o trabalho de formalização do trabalhador em situação informal, ou seja, que não inscrição junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e não detém amparo para aposentadoria e auxílio-saúde, por exemplo. Através da Sala do Empreendedor o profissional autônomo em situação informal faz o cadastro no MEI e participa de capacitações oferecidas pelo Sebrae. “Encontrei muito apoio na Sala do Empreendedor. Eles sempre me repassaram informações e me enviavam mensagens, inclusive de cursos do Sebrae. Junto a Sala do Empreendedor encontrei apoio, orientação e capacitação para abrir o meu negócio. Tive toda ajuda que precisei”, disse Emanuele Prado, que trabalha no ramo de confeitaria.

Para o microempreendedor Jonas Roberto Alves, que atua no ramo da beleza como barbeiro, a ajuda da Sala do Empreendedor foi fundamental para o seu negócio. “Eu procurei a Prefeitura e o pessoal da Sala do Empreendedor me deu todo o suporte que eu precisei. Estavam sempre dispostos a me ajudar, me orientando em tudo o que eu não sabia. Também tiraram as minhas dúvidas e me deram toda ajuda”, conta.

Desde janeiro de 2017, a equipe da Sala do Empreendedor registrou  cerca de 5.600 atendimentos. “Em muitos casos, as orientações são prestadas diretamente na Sala do Empreendedor, onde as pessoas podem comparecer em horário comercial e esclarecer todas as suas dúvidas.Vale lembrar que  estamos sempre à disposição”, afirma o agente de Desenvolvimento, Marcos Carneiro.

Para o diretor de Indústria e Comércio e Agente de Desenvolvimento, Marcelo Toledo,  durante a Semana do MEI o governo reiterou a importância da formalização e adequação junto à Prefeitura de Itatiaia. Após ser formalizado no MEI, o governo emite o alvará permitindo o trabalho do profissional no ramo estipulado no cadastro realizado pelo Sebrae. “Por isso os agentes da Sala do Empreendedor estão à disposição para toda e qualquer orientação relacionada aos seus empreendimentos. Reforçando que enquanto não formalizado estará exposto, ou seja, sujeito a fiscalização e possível suspensão das atividades”, frisa.

SIMPLES NACIONAL

Termina no dia 30 o prazo para a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (SIMEI), ou seja, de faturamento do MEI.  Os microempreendedores individuais que ainda não fizeram poderão procurar a Sala do Empreendedor. “A nossa equipe está a disposição das pessoas que precisarem de orientação. Até o momento 292 pessoas já nos procuraram, mas  reforçamos a todos aqueles que ainda não fizeram, que fiquem atentos para não perderem o prazo e também que não deixem  para fazer na última hora”, informa o diretor.

A declaração Anual do MEI é importante porque mantém o empreendedor em dia com as obrigações fiscais. A certidão não tem custos e é feita na hora. Para fazer  é preciso que o microempreendedor apresente o CNPJ da empresa e o faturamento Ano Base 2017.

A Sala do Empreendedor está localizada na Praça Mariana da Rocha Leão, nº 20, Centro, atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !