Resende realiza ação contra a dengue e projetos infantis neste sábado

0

RESENDE

Os projetos ‘Tempo de Brincar’ e ‘Árvore do Saber’ reforçarão a ação ‘Resende Contra a Dengue’, no Acesso Oeste, no próximo sábado, dia 14. A Prefeitura de Resende levará atividades infantis de tempos passados e vai incentivar a leitura durante o evento de conscientização para a prevenção contra a dengue, chikungunya e zika, de 8 ao 12 horas.

O cronograma do ‘Tempo de Brincar’ inclui as seguintes brincadeiras: queimada; pique-bandeira; taco; cabo de guerra; corrida de saco; ovo na colher; dança das cadeiras; coelhinho sai da toca; estátua; vivo e morto; amarelinha; peteca; bambolê; pião; pula elástico; pula corda; e bolha de sabão, entre outras. O tradicional projeto ‘Árvore do Saber’ levará roda de leitura e contação de histórias para pessoas de todas as idades.

O Tempo de Brincar orienta também sobre o combate a dengue – Foto: Divulgação

Além da experiência de contato com livros e do mergulho no mundo da ficção e dos contos, o projeto leva títulos para o sistema de ‘pegue e leve’, proporcionando a oportunidade de estender a leitura para o cotidiano. “O projeto resgata brincadeiras da infância de tempos antigos, e informará pais e filhos sobre os riscos dessas doenças provocadas pelo Aedes aegypti, proporcionando conhecimento, diversão, desenvolvimento de habilidades sociais, motora e física. Outro valor agregado às tradicionais ações recreativas é a interações entre pais e filhos”, explica Luzia Diniz, uma das organizadoras do evento.

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, acompanhados de integrantes do Exército, da Cruz Vermelha, do Projeto Funasa, e da Atenção Básica estarão na ação com orientação aos participantes, com microscópios para visualização das larvas, demonstração de áreas com focos e também visita às casas dos moradores para inspeção e instruções educadoras.

Além do mais, haverá premiação nas dinâmicas com as crianças, e nas melhores fotografias no banner exposto na ação. Para participar basta postar a foto no Instagram, marcar a prefeitura e usar a hashtag #PrefeituraResendeContraAedes. “Objetivo do projeto é desenvolver uma ação educativa voltada para a população, visando a sensibilização e conscientização para a prevenção das doenças causadas pelo Aedes. O trabalho pelo combate do mosquito deve ser diário e permanente”, ressaltou a  superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt.

Deixe um Comentário