Resende entre as cinco cidades do Estado do Rio com cobertura total do PSE

0

RESENDE

Resende ficou entre as cinco cidades de todo o estado do Rio de Janeiro com cobertura total do Programa Saúde na Escola (PSE) em 2021. As informações constam no Relatório Estadual de Monitoramento de 2021 do Ministério da Saúde.

O PSE é uma iniciativa do Governo Federal, instituída por meio do Decreto 6.286, de 5 de dezembro de 2007, que objetiva unir saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos estudantes da rede pública.

O público beneficiado pelo PSE são estudantes que frequentam as creches municipais até os jovens atendidos pela Educação de Jovens e Adultos, passando também pelos estudantes da primeira e segunda fase dos ensinos Fundamental e Médio.

Beneficiados são estudantes das creches, dos ensinos Fundamental e médio, além do EJA-Carina Rocha/PMR

Dados divulgados pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde mostraram que em Resende, 54 escolas, sendo 53 municipais e uma estadual, aderiram ao Programa, realizando 100% das atividades previstas no PSE. São 12 atividades  previstas no PSE, porém, conforme demanda e necessidade, a Secretaria de Saúde, juntamente com a Educação, acrescenta novas atividades para proporcionar qualidade e melhoria aos estudantes.

Levando em consideração toda a cobertura do Estado do Rio de Janeiro, foram realizadas mais de 4.190 atividades pelo Programa Saúde na Escola. “As ações do Programa Saúde na Escola acontecem para unir a família ao ambiente educativo, melhorar a metodologia de prevenção e atenção à saúde e enfrentamento às vulnerabilidades que comprometem tanto o ensino quanto a saúde de jovens da rede pública de ensino. Por isso, buscamos sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados aos moradores. Ver Resende classificada entre as cinco cidades em todo o estado do Rio de Janeiro com total cobertura no programa mostra o quanto nossos esforços são recompensados”, destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

35ª MELHOR CIDADE DE MÉDIO PORTE NO PAIS

Recentemente, a Revista Isto É divulgou um ranking com as 50 melhores cidades por porte e Resende classificou-se em 35º lugar no país. Entre as cidades do estado do Rio de Janeiro, Resende foi a única listada na categoria de médio porte. Em todo o estado, apenas Resende e Niterói aparecem na classificação geral.

Os dados foram divulgados pela revista em junho deste ano, baseados na pesquisa da Austin Rating em parceria com a Editora Três, que dividiu os critérios em fiscais, econômicos, sociais e digitais.