RenovaBR forma sua segunda turma com representantes do Sul Fluminense

0

BRASÍLIA/SUL FLUMINENSE

Acontece neste sábado, em São Paulo, a formatura da segunda turma do RenovaBR. Mais de mil cidadãos serão formados para as eleições municipais de 2020. No ano passado, foram eleitos 17 parlamentares de sete partidos que fizeram curso do RenovaBR para Congresso Nacional e Assembleia Legislativas. No primeiro ano de curso foram 133 formandos, agora mais de mil, com representantes de mais de 400 cidades brasileiras se formam hoje. Eles nunca ocuparam cargos eletivos e pretendem concorrer às Prefeituras e Câmaras Municipais em 2020. E tem representante do Sul Fluminense.

No Estado do Rio de Janeiro 156 pessoas foram selecionadas para participar. Da região são 11 representantes: André Filipe da Silva Viera (Barra do Piraí); Fábio Vaz Silva, Jorge Elias Raffide de Novaes e Carlos Henrique de Carvalho são de Barra Mansa; o representante de Paracambi é Josiel do Nascimento Oliveira; Giselle Vital Gobbi da Gama é de Paraíba do Sul; Juliene da Silva Ramos de Pinheiral; Anna Carolina Mota Cardoso é de Piraí; Ivelise Seixas Santos, de Resende; de Volta Redonda, Raone Ferreira de Souza, Shelon Fortini e Rosemari Machado Vilela.

O curso RenovaBR Cidades teve duração de quatro meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização de exercícios, projetos práticos e entrega do trabalho final de curso. Durante o período, os alunos cursaram disciplinas de planejamento urbano, finanças municipais, educação, saúde, saneamento, desenvolvimento econômico, além de terem acesso a conteúdos sobre liderança, comunicação política e organização de campanha.

“É fundamental preparar a nova geração de políticos. Selecionamos pessoas com histórico de realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Destacamos temas municipais cruciais e que não têm necessariamente um só lado. Por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. Queremos levar mais conhecimento às mesas de decisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

O evento, que vai reunir os alunos formandos na Sala São Paulo, conta com a participação de ex-alunos eleitos do curso RenovaBR 2018, como os deputados federais Tabata Amaral e Vinicius Poit e o senador Alessandro Vieira. Autoridades políticas, personalidades e apoiadores da escola estarão presentes.

INSCRIÇÕES

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram, número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1.400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados. “O crescimento da presença de mulheres foi um dos marcos dessa turma. Ainda estamos longe do que precisamos, mas conseguimos atrair 31% de alunas, que representam 433 possíveis candidatas a prefeitas e vereadoras. Esperamos que nas próximas turmas ainda mais mulheres estejam interessadas em participar da vida política”, afirma Irina Bullara, diretora-executiva do RenovaBR.

RENOVABR

Segundo membros do RenovaBR, ele existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. A iniciativa seleciona e prepara pessoas comuns do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. “Não importa o partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar gente disposta a dialogar e que tenha comprometimento ético”, diz o instituto.

O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.

error: Conteúdo protegido !