Projeto da “Sopa” da Paróquia Nossa Senhora das Graças e Grupo da Vida presta assistência a pacientes do câncer em Volta Redonda  

0

VOLTA REDONDA

Criado em uma parceria entre a Paróquia Nossa Senhora das Graças e o Grupo da Vida no bairro Jardim Amália, em Volta Redonda, o Projeto da “Sopa” vem atendendo muitos pacientes com câncer que estão em tratamento, como quimioterapia e radioterapia. Essas pessoas, na maioria das vezes vêm de outras cidades e muitas delas sem condições de trazer e comprar um lanche ou algo para comer. O Grupo da Vida já auxilia esses pacientes há muito tempo.

O padre Alércio Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora das Graça, no bairro Jardim Paraíba, informou ao A VOZ DA CIDADE que a idéia da sopa surgiu por ser um alimento nutritivo, que além de alimentar as pessoas também contribui para o restabelecimento dos pacientes após as sessões de quimioterapia e radioterapia. É de fácil deglutição.

 

A equipe responsável pela preparação da sopa para os pacientes com câncer

Ainda de acordo com o padre, a primeira sopa foi feita no dia 12 de agosto de 2015. Informou que às quartas-feiras tem um grupo de voluntários, que se reúne para preparar os legumes e as carnes. Estes legumes e carnes são recebidos por doações pela secretaria da Comunidade durante a semana. “Na quarta-feira os alimentos são higienizados, descascados e alguns pré-cozidos para facilitar o preparo. A sopa é liquidificada para facilitar para alguns pacientes e é preparada e entregue toda segunda e quarta feira”, informou p padre, lembrando que a dona Izabel e os voluntários preparam a sopa e o senhor Edson, faz a entrega ao Grupo da Vida que distribui aos pacientes.

AS DOAÇÕES PODEM SER ENTREGUES

O religioso destacou ainda que as doações de legumes e carnes podem ser entregues durante a semana. “É utilizado todos os tipos de legumes, carne de boi para cozinhar e o filé de frango. Atualmente por conta da pandemia contamos com a ajuda voluntária de oito a dez pessoas. A sopa chega a atender uma média de 30 a 50 pessoas”, explicou o religioso. Lembrou que são pacientes que fazem o tratamento no Hospital Hinja pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e vão para o Grupo da Vida, onde são acolhidos, tomam o café da manhã e a sopa que é preparada pelo projeto. Alguns usam o espaço também para repousarem antes de retornar para suas residências.

O padre Alércio Carvalho lembrou que, quem puder e quiser ajudar nas despesas da sopa doando os legumes e outros itens, como gás que é um dos itens mais caros, pode ligar para o telefone (24)3343-3186 ou se puder entregar a doação na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Rua 537, 10, no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda. “Se alguma distribuidora de gás se sensibilizar pode também nos ajudar”, concluiu o padre Alércio Carvalho.

 

 

 

Deixe um Comentário