Pesquisa da Equipe Ambiental aponta preocupação da população com rios e córregos de Volta Redonda e região

0

VOLTA REDONDA
Pesquisas recentes sobre os corpos hídricos de rios, córregos e lagos de Volta Redonda e cidades vizinhas, apontaram preocupação da população. A sondagem foi realizada entre os dias 14 e 24 de setembro pela Equipe Ambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP) que teve como tema ‘Olhares para os rios’.
A consulta foi realizada através do aplicativo Google Forms. A acadêmica de engenharia ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), Sabrina Arantes,ligada à equipe ambiental coordenou a inédita pesquisa. Sabrina considerou significativa a pesquisa ao apresentar aspectos do cenário da consulta popular.
AMOSTRAGEM FOI SIGNIFICATIVA
A acadêmica destacou que a amostragem foi significativa, 374 pessoas participaram. “Conseguimos chegar em mais 50 bairros de Volta Redonda, acima de 50% do total de bairros, o equivalente a 70% das respostas”, disse a jovem, lembrando que as cidades de Barra Mansa, Pinheiral, Barra do Pirai, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende e até Angra dos Reis, somaram 25 % das respostas em diferentes bairros.
Para Sabrina, a participação feminina na pesquisa foi surpreendente, com 63.6 % das respostas. O perfil da escolaridade apontou que 74.1% das pessoas pesquisadas concluíram o Curso Superior ou estão cursando e 25,5 % com Ensino Médio ou cursando. A faixa etária predominante da sondagem ficou entre 30 a 59 anos, com 51.1 %, entre 16 a 29 anos, 25.8% das respostas e acima de 60 anos, 23.8%.