INSS convoca segurados para pente-fino de benefício por incapacidade

0

SUL FLUMINENSE

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial uma lista de convocação com 95.469 beneficiários que vão passar pelo pente-fino do benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença. Para saber se esse é o seu caso, basta acessar a lista pelo site: https://bityli.com/6eldep.

Ao todo, 170 mil beneficiários receberam a carta de convocação para realizar uma nova comprovação de incapacidade. Por isso, os segurados que estiverem com o nome nessa lista precisarão passar por uma nova perícia-médica. O prazo para agendar o serviço é de 30 dias corridos após o envio do comunicado e o agendamento pode ser feito pelo site https://meu.inss.gov.br/ ou pela central de atendimento, no número 135.

Caso não responda a convocação do INSS, o beneficiário terá o pagamento suspenso. No entanto, após realizar o agendamento da perícia, o segurado volta a receber, desde que não tenha o benefício suspenso. A suspensão acontece se o agendamento não for feito em até 60 dias depois da suspensão. Logo, as pessoas terão um prazo total de 90 dias, após a convocação, para não perder o benefício.

Além dos laudos que comprovem a incapacidade, é importante que o segurado não esqueça também os documentos pessoais como: RG, CPF e comprovante de endereço.

Como agendar

Para agendar a perícia o beneficiário precisa entrar no site ou aplicativo Meu INSS e escolher a opção ‘Agendar Perícia’. Outra alternativa é fazer uma ligação para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.