Parlamentares juvenis iniciam experiência na Alerj

0

SUL FLUMINENSE/ESTADO

A posse dos parlamentares juvenis, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aconteceu na segunda-feira e hoje, 28, eles já fizeram as defesas dos seus projetos de lei, foram 68 propostas. A 14ª edição do Parlamento Juvenil é marcada pela maioria feminina. Dos 97 participantes, 59 são mulheres, ou seja mais de 60%.

Nesse ano, o programa completa 20 anos. Os estuantes da rede estadual de ensino fizeram na segunda-feira a eleição a Mesa Diretora. As meninas também são maioria e o presidente é David Andrew Pires Silva, da cidade de Campos dos Goytacazes. Da região Sul Fluminense, duas suplentes foram eleitas.

A Mesa Diretora ficou assim composta: Presidente, David Andrew Pires Silva – Campos dos Goytacazes; Vice-presidente, Samara de Lucena Tupinambá – Rio de Janeiro; 2º vice-presidente, Marcelo Magalhães Fernandes – Santo Antônio de Pádua; 1ª secretária, Stephany de Oliveira Claudino de Souza – Nova Iguaçu; 2ª secretária, Beatriz Gonçalves – Macuco;1ª suplente, Dianne Pinto Fontes – Valença; 2ª suplente, Pérola Victória da Silva Paula – Barra do Piraí.

Um total de 15 jovens se candidataram a ocupar o cargo de presidente do Parlamento Juvenil. Cada um deles discursou na tribuna do Plenário para defender sua ideia e sua candidatura à Mesa, enfatizando que representam a mudança para um futuro melhor do estado.

Coordenador do PJ, o deputado Danniel Librelon (REP) explicou a importância da manutenção da iniciativa, que permite que jovens deliberem e votem os próprios projetos de lei. “A oportunidade de comemorarmos os 20 anos do Parlamento Juvenil na abertura de uma nova edição é um grande marco, porque demonstra os resultados que estamos construindo. Essa é uma excelente ocasião para que os jovens aprendam e compreendam como o Parlamento fluminense funciona”, declarou.

CRONOGRAMA

Os estudantes ficarão durante toda a semana na Alerj, até sexta-feira. Além das funções legislativas, onde terão vivências como deputados estaduais, também participarão de atividades culturais.

Deixe um Comentário