Parceria entre Instituto Cultural Cidade Viva e Secretaria de Educação vai resultar na Ação Parque Escola 2023

0

RIO CLARO
Nesta semana, o prefeito José Osmar de Almeida e a secretária Municipal de Educação, Ana Paula da Silva, receberam no gabinete o gestor-executivo do Parque Arqueológico Ambiental São João Marcos, Zeca Barros, além de colaboradores do projeto Ação Parque Escola em 2023 e da Secretaria de Educação. A reunião marcou o início dos trabalhos que formalizou um importante compromisso para o projeto no que vem.
Durante o encontro, foi realizada a assinatura do termo de parceria entre o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), proponente e gestor-executivo do projeto, e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro. O objetivo é realizar a Ação Parque Escola, prevista no âmbito do Projeto Educativo Cultural São João Marcos para o próximo ano.
PARCERIA PARCELADA
O encontro no Parque selou essa parceria com a presença de Thais Zambzickis Pinho, responsável pelo projeto do Parque na Light, empresa patrocinadora, ao lado de colaboradores do Instituto Light; Fernando Portella, diretor-executivo do ICCV; Joaquim António Pereira Monteiro, subsecretário municipal de Educação, e Thais Isabelle de Carvalho, diretora geral de Educação do município.
Esteve presente também na reunião como convidada, a gerente de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, Alessandra Mara, que relatou a experiência com Ciep 483, Ada Bogato, Escola Vocacionada Socioambiental Instituição parceira do Parque em outra iniciativa educacional que já está rendendo bons frutos.
EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR DE CIDADANIA
De acordo com os idealizadores da iniciativa, a Ação Parque Escola 2023 tem caráter educativo-cultural, vai se desenvolver no universo da Rede Municipal de Ensino de Rio Claro e planeja atender a todos os alunos matriculados nas escolas rioclarenses em 2023. A proposta cria um processo de construção colaborativo envolvendo equipes do Parque, da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores de área, professores e alunos.
Com o objetivo de incrementar o papel sociocultural do Parque a fim de despertar, valorizar, defender e promover a cidadania no conjunto de esforços no campo da educação, a intenção é instituir a Ação Parque Escola em sinergia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sempre de maneira atenta e sensível às particularidades e aos desafios enfrentados pelas unidades escolares participantes.

Deixe um Comentário