Parceria entre a prefeitura e a UERJ cria painel digital de mapeamento da Covid-19 em Resende

0

RESENDE

Uma parceria da prefeitura e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tornou possível a criação de um painel digital disponível no link https://dash-covid-uerj.herokuapp.com/, que permite que a população tenha facilidade ao visualizar informações mais detalhadas da evolução diária da pandemia no novo coronavírus (Covid-19) no município.

A nova plataforma, que entrou no ar no último dia 19, proporciona uma leitura bem dinâmica com gráficos, indicadores baseados no Boletim Covid-19 e dados extras fornecidos pelo governo municipal e a localização geográfica dos casos no município.

O Boletim Covid-19, que é divulgado todos os dias na página oficial da prefeitura no Facebook, reúne os seguintes indicadores: casos confirmados, descartados e aguardando resultado; curados; óbitos; síndromes gripais dos casos notificados, com subgrupos de curados e suspeitos em isolamento; confirmados por RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) e teste rápido sorológico. Já no dashboard, interface gráfica utilizada para exibir as informações detalhadas, o foco é a demanda do coronavírus, sem especificações relacionadas ao levantamento das síndromes gripais e aos exames confeccionados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt Castro Ferraz, explica como é realizado o trabalho conjunto, que amplia a compreensão dos munícipes e interessados com um panorama do levantamento estatístico. Ela informa que a Secretaria de Saúde do município realiza o acompanhamento de todos os casos do novo coronavírus na cidade. O trabalho é executado por uma equipe multiprofissional, composta por 33 pessoas, sendo a maior parte oriunda da Superintendência de Vigilância em Saúde/Serviço de Epidemiologia e os demais remanejados de outros setores do governo municipal suspensos durante a pandemia, além de funcionários do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região do Médio Paraíba II, com sede em Resende. “O serviço consiste em monitorar os pacientes internados com a doença Covid-19 e os contactantes próximos deles, bem como agendar coleta de exame sorológico e elaborar relatórios e levantamento estatístico. A partir dos dados apurados pela central de estatística, pesquisadores e alunos da UERJ desenvolvem o conteúdo diário do dashboard, que oferece recursos mais avançados de forma transparente, rápida e bem acessível. A plataforma permite o acompanhamento diário de casos novos e acumulados e dos óbitos, além da identificação de grupos acometidos por faixa etária e sexo. Também é possível visualizar a localização geográfica dos casos confirmados no município. Apresenta ainda o número de pacientes internados e em isolamento domiciliar, na data da publicação”, explica a superintendente.

A professora Dra. Luciana Ghussn, do Departamento de Mecânica e Energia da Faculdade (FAT-UERJ), também coordenadora do Núcleo de Extensão, explicou como surgiu a ideia do dashboard, que já registrou alta nos acessos desde sua implantação. “O Projeto Covid-19/Resende nasceu de uma parceria entre a prefeitura e a UERJ, representada pelo Campus de Resende, e pelo Campus de São Gonçalo, na Faculdade de Formação de Professores (FFP). O projeto conta com a participação de pesquisadores e alunos das unidades educacionais. Vale destacar que a procura pelas informações detalhadas é alta. Em poucos dias, foram 6.703 visitas na página. Até o momento da atualização, 3.385 usuários entraram na página, que verificou 4.828 sessões iniciadas. Foram identificados visitantes de outras cidades como Volta Redonda, Rio de Janeiro, Barra Mansa e Itatiaia. O objetivo foi facilitar o entendimento da evolução dos casos na cidade por região, que serve também como um alerta para que as medidas restritivas sejam respeitadas cada vez mais. O padrão de comunicação estabelecido ainda evidencia o sexo e a faixa etária das pessoas infectadas”, destaca a professora.

error: Conteúdo protegido !