Painel com candidatos ao Conselho Tutelar será realizado neste sábado, no MEP

0

VOLTA REDONDA
A exemplo da última eleição para o Conselho Tutelar, em Volta Redonda, o Movimento Pela Ética na Política (MEP) vai realizar neste sábado, 23, um painel com os candidatos deste ano. O encontro vai acontecer na sala Dom Waldyr Calheiros, na Paróquia Santo Antônio. Dos 23 candidatos inscritos e aptos a concorrer já receberam os convites e alguns já confirmaram presença.
O painel tem o apoio dos professores e dos estudantes do Pré Vestibular Cidadão. Durante o encontro, os professores da área de sociologia e filosofia em um dos blocos apresentarão dados de uma pesquisa sobre a credibilidade do Conselho Tutelar em Volta Redonda. Os candidatos terão direito à palavra em dois blocos e não haverá debate entre eles, conforme notificação expressa no convite. A participação é restrita para convidados do evento.
Os responsáveis pelo evento informaram que, o painel está dentro da linha sociopolítica do Movimento de valorização do pleito e visa conhecer e ao mesmo tempo oferecer aos candidatos algumas preocupações. Será ainda uma oportunidade para os candidatos apresentarem propostas de trabalho conectadas às instituições de justiça e defesa de direitos. “Os conselheiros entendem que não devem agir só quando existe algum tipo de violação, mas também de forma preventiva”, comentou o membro do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho.
INICIATIVA ELOGIADA
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda, Paloma de Lavor Lopes, elogiou a iniciativa do MEP. “A iniciativa do MEP é maravilhosa. Espaços como esse para que os candidatos possam apresentar suas propostas são importantíssimos para o processo democrático de qualquer eleição. A população precisa compreender a importância do Conselho Tutelar e, com esse tipo de evento, isso fica nítido”, frisou a presidente.
De acordo com a secretaria do MEP, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) já confirmou presença no evento. O Ministério Público (MP), também convidado, fez algumas recomendações, mas ainda não confirmou a participação. O MEP formulou convite também à Defensoria Pública de Volta Redonda.
Vale lembrar que o Conselho Tutelar de Volta Redonda é dividido em Conselho Tutelar I e Conselho Tutelar II para atender a cidade nas duas margens do rio. Cada eleitor vota em um conselheiro ou uma conselheira e a divisão é feita entre os eleitos.

 

Deixe um Comentário