a voz da cidade presencial 2025

Obras para melhoria de acessos ocorrem no cemitério municipal, em Barra Mansa

Por sergiocjr
728x70 gratidao

BARRA MANSA

Tiveram início na última semana as obras de melhorias nos acessos à área pública do Cemitério Municipal, no Centro. Os trabalhos têm como principal objetivo melhorar o atendimento e facilitar a mobilidade de visitantes, inclusive com a construção de escadas e novos acessos. O gerente de Serviços Funerários e administrador do cemitério, Alan Carlos Soares, destacou a importância das obras para o atendimento ao público, que além da melhoria no acesso também prevê a informatização de dados da funerária.

“Diariamente recebemos diversas pessoas e o nosso objetivo é acolhê-las da melhor forma possível, começando pela funerária municipal. A informatização dos processos, assim como a melhoria no acesso e fluxo de pessoas, é para dar agilidade e melhorar o atendimento. Através dessa modernização, a identificação dos jazigos será feita de uma forma muito mais fácil e precisa”, comentou Alan Carlos, revelando que o projeto também prevê a criação de um obtuário online, mas que a implantação desta ferramenta ainda demanda avaliação por parte do Executivo.

Escada está sendo construída para facilitar acesso aos túmulos – Foto: Divulgação

O coordenador do cemitério, Leonardo Matias, frisou que o trabalho tem sido efetuado graças a parcerias e sem nenhum custo aos cofres público. “Por exemplo, conseguimos um drone para fazer as imagens aéreas e realizar o mapeamento. Se fôssemos alugar esse equipamento não sairia por menos de R$ 2 mil. Contamos também com a colaboração de funcionários do próprio cemitério, que estão aqui a 30, 40 anos, para a realização de escada de acesso à área pública”, disse Matias, dizendo que o trabalho vai ajudar na identificação de locais onde podem ser construídas gavetas e ampliar o ossuário.


A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, a Ruthinha, disse que essas melhorias dão mais dignidade às famílias em um momento tão delicado. “Nós já mudamos o atendimento na funerária e estamos realizando essas melhorias que é uma forma de melhorar a acolhida dessas famílias, que sabemos que não estão passando por um momento fácil. É uma forma de demonstrar respeito e de amenizar essa dor”, disse Ruthinha.

OBRAS

O mapeamento e a medição das sepulturas e jazigos estão sendo feitas por estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). O universitário Pedro Henrique Barbosa, do nono período, falou de como o trabalho impacta na experiência profissional dele e dos outros 11 estudantes. “Às vezes a pessoa entra na Engenharia visando o lucro, o benefício próprio, e aqui estamos realizando as medições e o mapeamento para servir à população, um trabalho sem remuneração. É algo que te deixa mais humanizado”, disse Pedro Henrique, que estava acompanhado do outro estudante Paulo Henrique Martins Correa, do sétimo período. Eles disseram que o maior problema encontrado pelos alunos é a falta de padrão nas construções do cemitério municipal, situação essa que vem de aproximadamente 40 anos atrás. A previsão é que as obras de abertura de novos e a informatização dos dados funerários sejam finalizadas em agosto.

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos