Obras para melhoria de acessos ocorrem no cemitério municipal, em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Tiveram início na última semana as obras de melhorias nos acessos à área pública do Cemitério Municipal, no Centro. Os trabalhos têm como principal objetivo melhorar o atendimento e facilitar a mobilidade de visitantes, inclusive com a construção de escadas e novos acessos. O gerente de Serviços Funerários e administrador do cemitério, Alan Carlos Soares, destacou a importância das obras para o atendimento ao público, que além da melhoria no acesso também prevê a informatização de dados da funerária.

“Diariamente recebemos diversas pessoas e o nosso objetivo é acolhê-las da melhor forma possível, começando pela funerária municipal. A informatização dos processos, assim como a melhoria no acesso e fluxo de pessoas, é para dar agilidade e melhorar o atendimento. Através dessa modernização, a identificação dos jazigos será feita de uma forma muito mais fácil e precisa”, comentou Alan Carlos, revelando que o projeto também prevê a criação de um obtuário online, mas que a implantação desta ferramenta ainda demanda avaliação por parte do Executivo.

Escada está sendo construída para facilitar acesso aos túmulos – Foto: Divulgação

O coordenador do cemitério, Leonardo Matias, frisou que o trabalho tem sido efetuado graças a parcerias e sem nenhum custo aos cofres público. “Por exemplo, conseguimos um drone para fazer as imagens aéreas e realizar o mapeamento. Se fôssemos alugar esse equipamento não sairia por menos de R$ 2 mil. Contamos também com a colaboração de funcionários do próprio cemitério, que estão aqui a 30, 40 anos, para a realização de escada de acesso à área pública”, disse Matias, dizendo que o trabalho vai ajudar na identificação de locais onde podem ser construídas gavetas e ampliar o ossuário.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, a Ruthinha, disse que essas melhorias dão mais dignidade às famílias em um momento tão delicado. “Nós já mudamos o atendimento na funerária e estamos realizando essas melhorias que é uma forma de melhorar a acolhida dessas famílias, que sabemos que não estão passando por um momento fácil. É uma forma de demonstrar respeito e de amenizar essa dor”, disse Ruthinha.

OBRAS

O mapeamento e a medição das sepulturas e jazigos estão sendo feitas por estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). O universitário Pedro Henrique Barbosa, do nono período, falou de como o trabalho impacta na experiência profissional dele e dos outros 11 estudantes. “Às vezes a pessoa entra na Engenharia visando o lucro, o benefício próprio, e aqui estamos realizando as medições e o mapeamento para servir à população, um trabalho sem remuneração. É algo que te deixa mais humanizado”, disse Pedro Henrique, que estava acompanhado do outro estudante Paulo Henrique Martins Correa, do sétimo período. Eles disseram que o maior problema encontrado pelos alunos é a falta de padrão nas construções do cemitério municipal, situação essa que vem de aproximadamente 40 anos atrás. A previsão é que as obras de abertura de novos e a informatização dos dados funerários sejam finalizadas em agosto.

 

 

 

Deixe um Comentário