Há 60 anos Pelé marcava seu primeiro gol em Copas do Mundo

0

Com apenas 17 anos, o até então desconhecido Edson Arantes do Nascimento, que anos mais tarde se tornou o Pelé, ‘Rei do Futebol’, há exatos 60 anos marcava o seu primeiro gol em Copas do Mundo. Além de ser o primeiro de muitos gols marcados em sua carreira, esse primeiro gol foi decisivo na classificação da Seleção Brasileira para as semifinais da Copa do Mundo, da Suécia, em 1958.

A partida contra País de Gales, válida pelas quartas de final da Copa da Suécia, era apenas a segunda do jovem Edson Arantes como titular que viria a se tornar Pelé, o ‘Rei do Futebol’. O complicado confronto com País de Gales, que havia empatado as três partidas da fase inicial da competição, precisando de um jogo de desempate para se classificar, foi decidido na metade do segundo tempo, com um lindo gol de Pelé, que aproveitou um passe de cabeça de Didi, dominou a bola no peito, deu um leve toque para tirar o marcador da jogada, e girou em direção ao gol para finalizar no canto direito do goleiro Jack Kelsey.

A comemoração foi típica de um garoto, beijando a bola no fundo da rede, no estádio Ullevi, em Gotemburgo, enquanto chorava e era abraçado pelos companheiros de seleção.

Daquele feito, que hoje faz parte da história do futebol mundial, foram 23.921 expectadores, que testemunharam o primeiro ato importante do futuro atleta do século, e o melhor de todos os tempos.

Este seria o primeiro dos três títulos mundiais – Pelé é o maior ganhador de Copa do Mundo -, do ‘eterno camisa 10’ da Seleção Brasileira, hoje com 78 anos, e os seis gols iniciais dos 12 que marcou em Copas do Mundo, que o mantém até hoje entre os cinco maiores artilheiros da competição.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !