Núcleo de Tarituba da Escola de Patrimônio Imaterial recebe oficina de palhaçaria da Cia Bambulengo

0
PARATY
A palhaçaria, assim como o circo, é uma arte milenar que sobreviveu a diversas gerações e continua levando diversão e alegria a crianças, jovens e adultos. Pensando na promoção do entretenimento, democratização de acesso à cultura e também na formação de plateia, a Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro promove, no próximo dia 30 de setembro, a oficina de palhaçaria com a Cia Bambulengo. A ação será realizada no Centro de Referência Ciranda Tarituba, em Paraty, a partir das 16h30min.
A atividade faz parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.
A oficina de palhaçaria atenderá até 30 pessoas, a partir dos seis anos de idade. Os participantes terão oportunidade de despertar o corpo brincante em cenas e jogos de palhaço que atravessam o tempo. O espetáculo conta com cenas clássicas da palhaçaria, teatro de mamulengos, mágica, bonecos, música e brincadeiras interativas!
Diogo Machado Coutinho, diretor da Cia, reforça que a vivência dentro do grupo é de troca entre saberes tradicionais, experiências artísticas, estéticas e de modos de vida que foram construídos ao longo de muito tempo. “Há uma identificação, uma travessia comum na formação das comunidades caiçaras e da palhaçaria: ambos se estabeleceram nessas regiões entre paisagens, caiçaras, entre a vegetação e a água, e a palhaçaria na região limítrofe entre as linguagens, como música, artes circenses, teatro, comicidade, drama e poesia. Gostamos de pensar que ambos se parecem nesse sentido, não se definem nem em terra nem em mar, são tudo ao mesmo tempo”, explica.
A Cia Bambulengo é formada pelos palhaços Massaroca, Bololô, Poé e Lamparina. Nasceu em 2013 com a proposta de ser leve e flexível como bambu, para levar o riso e a alegria, através da palhaçaria, da música e dos números circenses. A trupe já circulou pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia com o espetáculo “Nas Ruas do Coração de um Palhaço de Rua”, voltado para o público de todas as idades. Além dos espetáculos, a Cia Bambulengo também ministra oficinas de fabricação de instrumentos musicais, brinquedos populares e comicidade musical para projetos educativos, escolas e instituições socioculturais.
Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro
A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio surgiu em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros.
São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas.
A Escola tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Sobre os Grupos
➤ Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho)
➤ Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba)
➤ Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos)
➤ Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo)
➤ Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara)
SERVIÇO:
Oficina de Palhaçaria: Cia Bambulengo
Data: 30/09
Horário: 16h30min
Local: Centro de Referência Ciranda de Tarituba – Rua Joaquim Meira n. 9, Tarituba Paraty, RJ

Deixe um Comentário