Comércio aquecido com as vendas de doces para o Dia de Cosme e Damião

0

VOLTA REDONDA
Para o comercio de doces, o mês de setembro é um termômetro para as vendas do Dia das Crianças, em 12 de outubro e, até mesmo para o Natal. É que neste dia 27, é comemorado o dia de São Cosme e Damião. Sendo assim, o comércio de doces é aquecido em todo o país.
Em Volta Redonda, a situação não é diferente. De acordo com comerciantes do setor, as vendas para a data começaram na semana passada. Atentas a essa demanda, as lojas de doces se concentram em buscar novidades para aqueles que estão acostumados a distribuir doces. A expectativa é de que até hoje, já que muitos deixam as compras para a última hora, as vendas aumentem em até 50%.
Em uma das lojas de doces e outros produtos no bairro Retiro, os pedidos de balas, doces e outro produtos típicos da data foram pedidos já no mês de agosto. De acordo com a vendedora Tamires da Conceição Alves, a procura maior nessa época é para as pipocas e balas, doces diversos, suspiros, pirulitos. Na semana que antecede a data, o movimento é grande, mas na véspera e na data, é bem maior. “Esperamos que este ano as vendas cresçam em relação ao mesmo período do ano passado”, relatou a vendedora.
DATA MOVIMENTA O COMÉRCIO
Para a confeiteira autônoma Angela Maria de Sousa, essa data é bastante movimentada para ela. Contou que, desde a semana passada, vem recebendo encomendas de bolos, pois muitas pessoas que estão acostumadas a distribuir doces para as crianças apostam também no bolo com guaraná. “Em relação ao ano passado, os pedidos já ultrapassaram. O meu faturamento este ano está superando as minhas expectativas”, contou a autônoma, lembrando que vende bolos de todos os sabores e preços variados que cabem em qualquer bolso.
Vale ressaltar que o Dia de São Cosme e Damião divide a Igreja Católica e os praticantes do Candomblé e da Umbanda, devido ao sincretismo religioso oriundo do período da escravidão. Naquela época os negros bantos, impedidos de adotar sua religiosidade nas senzalas, adotaram santos católicos como símbolos das entidades que cultuavam, como Ogum representado através da imagem de São Jorge.
Assim, São Cosme e São Damião foram identificados aos Ibejis, orixás crianças filhos gêmeos de Xangô e Iansã, cuja celebração nos terreiros acontece no dia 27 de setembro, quando comidas como caruru, vatapá, bolinhos, doces, balas são oferecidas aos orixás e também para os praticantes e, claro, crianças. Para os católicos, dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo, sendo o dia de Cosme e Damião 26 de setembro.

 

Deixe um Comentário